Categorias: Política

Presidente do TSE diz que eleições ocorrem com tranquilidade no país

ministro informou que as eleições brasileiras que ocorrem neste domingo (5) estão entre as maiores do mundo. Lembrou que estão envolvidos no pleito 2,4 milhões de mesários, milhares de servidores e juízes eleitorais, desembargadores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os ministros do TSE.

TSE

TSE

Em entrevista coletiva realizada há pouco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, destacou a tranquilidade com que os 142,8 milhões de eleitores estão indo às urnas para votar e a normalidade do processo eleitoral. O ministro informou que as eleições brasileiras que ocorrem neste domingo (5) estão entre as maiores do mundo. Lembrou que estão envolvidos no pleito 2,4 milhões de mesários, milhares de servidores e juízes eleitorais, desembargadores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os ministros do TSE.

O presidente do Tribunal afirmou que as ocorrências pontuais que vêm sendo registradas pela Justiça Eleitoral até o momento devem ser observadas dentro do universo destas eleições e não têm a mínima possibilidade de afetar o pleito. “De modo geral, nenhuma ocorrência significativa, apenas aquelas corriqueiras, aquelas ordinárias como, por exemplo, substituição de urnas”, disse o ministro. “Essas ocorrências estão dentro de um padrão de normalidade dentro de estatísticas históricas no nosso país, então, nada de anormal, nada de excepcional”, completou.

O ministro elogiou a contribuição de todos os que participam das eleições para o fortalecimento da cidadania e da democracia. Também ressaltou o papel dos meios de comunicação na divulgação de informações que buscam esclarecer as dúvidas dos eleitores.
Além do presidente do TSE, integraram a mesa da coletiva o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, e os ministros do TSE Luiz Fux, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Tarcisio Vieira.