Categorias: Esporte

Circuito BB Nacional: Campinas sedia 3ª etapa

Experientes jogadores já atuaram juntos em duas oportunidades e somam mais de 100 vitórias.

CBV

Experientes jogadores já atuaram juntos em duas oportunidades e somam mais de 100 vitórias.

A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional 2014/2015 desembarca nesta semana em Campinas (SP) e terá como atrativo a retomada de uma dupla especial. O torneio realizado no Parque Taquaral acontece de sexta-feira (10.10) a domingo (12.10) e marcará a volta do time formado pelo sul-mato-grossense Benjamin e pelo brasiliense Harley. Todos os jogos terão entrada franca para a torcida.

A competição em Campinas será a primeira de uma série de três torneios realizados na cidade do interior de São Paulo. Após o Circuito Banco do Brasil Nacional, o Parque Taquaral será palco do Circuito Banco do Brasil Sub-23,de terça-feira (14.10) a quinta-feira (16.07). Já o Circuito Banco do Brasil Open será realizado de sexta-feira (17.10) a domingo (19.10).

A retomada de Benjamin/Harley também resultou na formação de uma nova dupla entre seus ex-parceiros. Gilmário, que jogava ao lado de Benjamin, se juntou a Fernandão, que atuava com Harley. As duas duplas inclusive vieram do Open, após não conquistarem bons resultados nas duas etapas iniciais. A cada torneio dos Circuitos Nacional e Open, um novo ranking unificado é divulgado para definir os times participantes.

"Conversamos e vimos que os dois não estavam conseguindo resultados com suas antigas duplas. O último parceiro com quem joguei bem e tive bons resultados foi o Benjamin. Acho que ele pensou a mesma coisa e vimos que era uma boa iniciativa. O lado da experiência, de estarmos mais maduros, também pesou", disse Harley, que treina em João Pessoa e, por enquanto, não mudará de cidade.

"Vamos fazer períodos de treinamento. Acabei de ser pai e ele também tem a vida dele estruturada, então seria complicado mudar de cidade. Mas vamos realizar semanas de atividades conjuntas. Em alguns momentos vou para o Rio de Janeiro, e em outros ele virá para João Pessoa. O fato de termos jogado juntos ajudará na troca de informações, na comunicação para acertar detalhes em quadra".

O primeiro dia de competição é reservado para o torneio qualifying, quando 31 times masculinos e 17 femininos brigam pelas últimas quatro vagas no torneio principal em jogos eliminatórios simples. Os classificados se juntam aos oito times já garantidos pelo ranking e disputam os jogos da fase de grupos e das quartas de final no sábado. As semifinais, disputas do bronze e finais ocorrem no domingo.

Já estão classificados na fase de grupos do torneio masculino os times formados por Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Fernandão/Gilmário (RJ/PB), Daniel Lazzari/Felipe Cavazin (SC/PR), Benjamin/Harley (MS/DF), Rhuan/Fábio Guerra (RJ), Brian/Anderson Melo (SC/RJ), Alvaro Andrade/Yuri (SE/BA) e Eduardo/Matheus Baby.

No feminino, as duplas já garantidas na fase principal do torneio são Semírames/Fabrine (ES/BA), Fabíola/Thaís (DF/RJ), Andréa Teixeira/Leize (SC), Luiza Amélia/Érica Freitas (CE/MG), Julia/Luana (ES), Mayana/Flávia (TO/RJ), Haissa/Bárbara Ferreira (MS/RJ) e Karine/Paula Hoffmann (CE/RJ).

Experiência e cuidado com o corpo

Benjamin e Harley atuaram juntos entre 2005 e 2006, e entre 2012 e 2013. Somam 125 vitórias, dois títulos de etapas do Circuito Mundial (Opens do Canadá e da China, em 2008), além da etapa de João Pessoa do Circuito Banco do Brasil 2005.

Os sul-mato-grossense de 42 anos e o brasiliense de 40 apostam em dois pilares para conseguirem um bom desempenho nos torneios. A experiência na areia e o cuidado com a boa forma.

"O atleta tem que ser profissional desde o começo. Eu gosto de me cuidar e felizmente nunca tive problemas de lesão. O Benjamin tem o mesmo perfil, acorda cedo, gosta de treinar, trabalhar e ama o vôlei de praia. Acho que antes de tudo também tem que aproveitar ganhar é o objetivo principal, mas tem que curtir saber desfrutar. Muitas vezes nossa mentalidade fica voltada apenas para o resultado, em só se cobrar, e não é assim", analisou Harley.

Na primeira etapa, em Vitória (ES), Danielle/Aline (MS/BA) e Ícaro/Averaldo (PB/TO) ficaram com o título. No torneio seguinte, no Rio de Janeiro, Andréa Teixeira/Leize (SC) e Jô/Léo Vieira (PB/DF) foram os campeões. Após a etapa de Campinas (SP), o Nacional será realizado em São José (SC), de 07.11 a 09.11, e Brasília (DF), de 28.11 a 30.11. Outros quatro torneios irão ocorrer em 2015, mas ainda terão suas cidades confirmadas.