Categorias: Esporte

Circuito Mundial: Juliana e Maria Elisa avançam às oitavas de final

Dupla brasileira enfrentará as norte-americanas Emily Day e Brittany Hochevar por uma vaga na próxima fase.

CBV

Dupla brasileira enfrentará as norte-americanas Emily Day e Brittany Hochevar por uma vaga na próxima fase.

As brasileiras Juliana e Maria Elisa avançaram às oitavas de final do Open de Xiamen, na China, na madrugada desta sexta-feira (10.10). Apesar de terem perdido na última rodada da fase de grupos, a dupla se recuperou e venceu partida na repescagem para se classificar à próxima fase. Elas enfrentam as norte-americanas Emily Day e Brittany Hochevar na noite deste sábado para seguir em busca da medalha de ouro.

Após terem largado com duas vitórias pelo grupo B, Juliana e Maria Elisa decidiram a liderança da chave contra as tchecas Bonnerova/Hermannova. Nos dois encontros anteriores entre os times, as brasileiras tinham levado a melhor, mas desta vez a dupla tcheca conseguiu dar a volta por cima e vencer por 2 sets a 0 (21/13, 27/25), em 41 minutos. Com isso, as atuais líderes do ranking da temporada tiveram que disputar a repescagem.

O revés ocorrido ainda na noite de quinta-feira (horário de Brasília) foi superado rapidamente. Horas mais tarde, já na madrugada de sexta-feira, Juliana e Maria Elisa venceram as chinesas Meimei Lin e Ningya Tang por 2 sets a 0 (21/17, 21/17), em 38 minutos, e garantiram presença nas oitavas de final do torneio. Caso passem pelo time norte-americano, as brasileiras terão pela frente as vencedoras do confronto entre as argentinas Ana Gallay/Georgina Klug contra as também norte-americanas Carico/Dicello.

Juliana e Maria Elisa lideram o Circuito Mundial com 6.240 pontos. Na segunda posição aparecem as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas, com 5.660 pontos, que não estão disputando o torneio na China. As norte-americanas April Ross e Kerri Walsh estão na terceira colocação, com 5.420 pontos, mas também não foram ao Open de Xiamen.

Cada etapa do Open dá ao time campeão 500 pontos, além de uma premiação de 11 mil dólares. Após a etapa de Xiamen, o Circuito Mundial terá mais três Opens com torneios femininos (Argentina, Índia e África do Sul), além do Challenger disputado na Tailândia, que dá ao campeão uma pontuação menor que dos Opens: 320 pontos.

Em 2013, Xiamen recebeu o último Grand Slam do ano e contou com dois brasileiros no pódio. Alison e Vitor Felipe foram campeões no masculino, enquanto Talita e Taiana ficaram com a medalha de prata no torneio feminino. Foi a estreia da cidade no calendário do Circuito Mundial.