Formação foi realizada pelo CAPS sendo voltada para a saúde mental e as consequências do álcool e drogas
O projeto “Caminhos do Cuidado”, fornecido pelo Ministério da Saúde juntamente com a Fiocruz (RJ) e o apoio da prefeitura municipal de Canapi, é direcionado para a capacitação dos agentes de saúde e técnicos de enfermagem do município, sendo o mesmo voltado para a Atenção Básica, tendo ênfase em saúde mental e as consequências do álcool e das drogas. O coordenador do CAPS de Canapi, Márcio Alves passou por um processo seletivo, onde houve uma análise de curriculum, sendo assim, capacitado durante um curso realizado em Maceió, para ser o Tutor do projeto desenvolvido em Canapi-AL.
O projeto é mais voltado para a questão da saúde mental e as consequências do álcool e das drogas, onde o Estado selecionou 20 tutores para desenvolver o projeto em Alagoas. O projeto teve uma carga horária de 60 horas, onde 40 horas foram para as atividades realizadas durante um mês, sempre as sextas-feiras, de 08h às 17h, no clube municipal cedido pela prefeitura de Canapi. Além das 20 horas onde foram executados os trabalhos extras nos setores de trabalhos dos capacitados, servindo assim, como complemento da carga horária exigida para a entrega dos certificados.
Foram distribuídos para os 45 participantes, todo o material didático para os estudos, como também fardamentos e alimentação durante os encontros. De acordo com Márcio, o objetivo do projeto é que os agentes de saúde consigam ter um olhar mais crítico e amplo diante dessas pessoas que necessitam de ajuda. O coordenador afirmou ainda que, muitas vezes, as pessoas que são usuárias de drogas, são vistas com certo preconceito. E, a capacitação desses agentes de saúde e técnicos de enfermagem foi de fundamental importância, pois são eles que estão em contato direto com os dependentes químicos, conhecendo a fundo a realidade de cada um. Destacando ainda que seria de igual importância que os enfermeiros também pudessem passar por esse capacitação, por isso, já está sendo pensado um outro momento onde eles poderão ter as informações contidas no projeto.
"O nosso objetivo não foi trabalhar apenas o efeito do álcool e das drogas, e sim, as consequências que a dependência química pode trazer tanto para o usuário quanto para a sua família. E, mediante isso, observar a desestrutura familiar dessas pessoas, os roubos, as mortes. Enfim, o agente e o técnico recebeu capacitação para fazer esse tipo de trabalho. São realizadas dinâmicas, fazem o mapa do território em que trabalham. Enfim, essa experiência foi muito interessante para eles, como também para o município que conta com profissionais mais capacitados”, disse Márcio Alves – Coordenador do CAPS de Canapi.
Vale ressaltar que, o Caps de Canapi conta com uma equipe composta por enfermeiros, pedagogos, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, assistente social que realizam trabalhos dentro do próprio Caps como também no que diz respeito a questão familiar dos usuários. Por acreditar que, em alguns casos o problema pode estar dentro de casa. Com isso, é entendido que o tratamento deve ser feito com a família e o paciente, de forma que haja o conhecimento real do problema e assim, haja uma maneira de solucionar o problema.
“Nós passamos apenas um período do dia com o usuário no Caps. Então, muitas vezes acontece de quando o paciente vai para casa não encontra o tratamento adequado em sua casa, junto da família. E isso faz com que todo o nosso trabalho seja desfeito. Por isso, entendemos que tanto o paciente quando a família dele deve receber a devida atenção. E é justamente isso que estamos tentando realizar em Canapi. Buscando assim um resultado positivo nas ações desenvolvidas no município”, explica o secretário de Saúde José Vieira.
“Iniciativas como esta faz com que sintamos orgulho de nossa equipe, pois observamos que eles estão sempre querendo se aperfeiçoar, trazendo algo de novo para o nosso município. A saúde está de parabéns, o coordenador do Caps e todos os que se dispuseram a participar desses encontros merecem nosso destaque devido seu empenho em querer melhorar o atendimento e os cuidados com o povo canapiense. A nossa gestão estará sempre apoiando projetos relevantes como este em nosso município” garante Celso Luiz Tenório Brandão – Prefeito de Canapi.