Categorias: Polícia

Força Nacional contribui com o combate à criminalidade em AL

Força Nacional contribui com o combate à criminalidade em AL.

Arquivo/Raul Plácido

Policiais da Força Nacional

A Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds) tem se empenhado no combate e prevenção de crimes em Alagoas. O secretário da pasta, Diógenes Tenório, fortaleceu a parceria com o Ministério da Justiça, prorrogando a permanência do efetivo da Força Nacional no Estado. Hoje, o reforço federal é composto por 110 policiais ostensivos, 36 policiais judiciários, seis peritos e vinte bombeiros a serviço dos alagoanos.

Nos últimos quatro anos, a Defesa Social tem renovado o contrato de permanência com a Força Nacional e intensificado as ações da segurança pública em Alagoas. A última renovação ocorreu no dia 24 de setembro de 2014, sendo publicado na portaria nº 1.619, do DOU, com validade de 90 dias. Se necessário, a Seds pode encaminhar pedido para prorrogar o prazo.

A Força Nacional atua de forma integrada com os órgãos do sistema de segurança pública, somando forças com o Batalhão de Operações Policiais Especiais nos locais com maior índice de crimes. As principais ações estão concentradas em Maceió, nos bairros Jacintinho, Cidade Universitária, Vila Rica, Graciliano Ramos, João Sampaio, Santos Dumont, Gama Lins, Village I e II, Parque das Aves, Denison Menezes, em Rio Largo e Arapiraca.

Os trabalhos visam combater o tráfico de drogas, prevenir e esclarecer homicídios, respeitando os direitos individuais e coletivos, inclusive à integridade moral das pessoas, com uso moderado e proporcional da força, unidade de comando, eficácia, pronto-atendimento, emprego de técnicas proporcionais e adequadas de controle de distúrbios civis, qualificação especial para gestão de conflitos e solidariedade federativa.

"Comprovadamente, a maior motivação dos homicídios em Alagoas está ligado ao crescimento do consumo de entorpecentes. Para resolver esse problema, o Estado vem atuando principalmente por meio do fortalecimento de ações ostensivas com o reforço do policiamento e das operações integradas, envolvendo a Força Nacional, o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e as polícias Militar e Civil", salienta o secretário Diógenes Tenório.

De acordo com o sargento PM da Força Nacional, Márcio Santos, a parceria entre a Força Nacional e Defesa Social traz benefícios para população, pois fortalece o papel dos operadores da segurança pública. “Buscamos realizar o patrulhamento, focando na redução dos crimes violentos letais e intencionais e, consequentemente, proporcionar a sensação de tranquilidade para toda sociedade. Para obtermos êxito é fundamental o apoio do Estado”, destaca.