O passo seguinte, segundo o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, é a construção de uma nova unidade para atender a demanda local.
Após 50 dias de reformas, o PAM Bebedouro foi reaberto esta semana, retomando o atendimento à população. Com a pausa para os reparos em sua estrutura, os serviços haviam sido descentralizados para os postos próximos à unidade de saúde. O passo seguinte, segundo o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, é a construção de uma nova unidade para atender a demanda local.
“A atual estrutura não oferece as condições necessárias para que a Prefeitura execute uma grande reforma, por isso a saída foi realizar alguns reparos. Dessa forma asseguramos mais qualidade aos serviços, além de melhorar o ambiente de trabalho para seus profissionais. Iremos iniciar a construção de uma nova unidade para atender de forma eficiente aos 98 mil usuários cadastrados”, ressaltou Rui Palmeira.
Ao Alagoas 24 horas, o gestor destacou que a intenção é entregar o novo edifício o quanto antes, pois o antigo, apesar das reformas, não tem condições de abrigar uma unidade de saúde. Para isso será necessário que a Prefeitura adote algumas medidas emergenciais até a chegada da nova unidade na comunidade.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o PAM Bebedouro é definido para o atendimento de demanda espontânea, dispondo de 17 profissionais para consultas especializadas em psiquiatria, otorrinolaringologia, dermatologia, clínica médica, ginecologia, obstetrícia, pediatria e cardiologia. Além disso, a unidade desenvolve ações com a população, por meio dos 12 programas como teste rápido, pré-natal e hanseníase.
Nova unidade
A nova unidade de saúde vai melhorar o atendimento na região. O Ministério da Saúde oferece projetos de arquitetura para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) no país. A medida pretende reduzir o tempo para a conclusão das obras e garantir a melhoria do acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as condições de trabalho para os profissionais de saúde.