Categorias: Economia

PIB da China cresce 7,3% no 3º trimestre, a menor alta em 5 anos

Queda em relação ao último trimestre de 2014 foi de 0,2%. Resultado é o mais baixo em 5 anos.

Ilustração

Queda em relação ao último trimestre de 2014 foi de 0,2%.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China desacelerou no terceiro trimestre, ficando em 7,3% na comparação anual, informou nesta terça-feira (21) o Bureau Nacional de Estatísticas (ONS).

Com o mercado imobiliário cada vez mais pesando sobre a indústria e o investimento, a leitura foi a mais fraca para a segunda maior economia do mundo desde o início de 2009, quando a taxa de crescimento caiu para 6,6%.

Na comparação trimestral, o crescimento desacelerou para 1,9%.

O valor ficou 2 décimos abaixo que no segundo trimestre e 1 décimo abaixo do primeiro. O avanço do PIB da segunda economia mundial foi um pouco superior à previsão média de 17 analistas entrevistados pela agência de notícias France Presse, mas muito abaixo da meta do governo, de 7,5% para o conjunto do ano.

"A economia registrou uma dinâmica de crescimento estável nos três primeiros trimestres de 2014 (…), mas a situação – tanto interna como externa – segue muito difícil e nosso desenvolvimento enfrenta numerosos desafios", destaca o Bureau.

Após um crescimento de 7,7% em 2012 e 2013 – um nível que não se via desde 1999 – os analistas entrevistados pela AFP preveem um crescimento este ano de 7,3%, o que será o pior resultado do país em um quarto de século.

Outros dados divulgados juntos com o relatório do Produto Interno Bruto (PIB) nesta terça-feira mostraram que a produção industrial subiu 8% em setembro sobre um ano antes, contra expectativa de alta de 7,5% e ante mínima de seis anos em agosto de 6,9%.

As vendas no varejo avançaram 11,6% em setembro sobre o ano anterior, ante previsão de analistas de avanço de 11,8% e de 11,9% no mês anterior.