Categorias: Brasil

Atleta do ES pesca maior dourado do país e faz moqueca para 40 pessoas

Atleta do ES pesca maior dourado do país e faz moqueca para 40 pessoas

Arquivo Pessoal

Moqueca feita com maior dourado pescado no Espírito Santo

Um peixe da espécie ‘dourado mar’ pesando 29,7 kg foi pescado em Santa Cruz, em Aracruz, litoral Norte do Espírito Santo, e bateu o recorde brasileiro, no dia 7 de outubro de 2014. A pesca foi reconhecida pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS). O atleta Michael Rocha disse ao G1 que pescou o dourado com um tipo de arpão, sem usar equipamento de respiração, fazendo o chamado mergulho de apneia. O peixe rendeu uma moqueca capixaba para mais de 40 pessoas.

Michael Rocha é analista portuário e apaixonado por pescas aquáticas. Por telefone, nesta quarta-feira (22), ele disse ao G1 que pratica a pesca por hobby e, sempre que tem oportunidade, vai ao mar. “Neste dia, estava com um grupo no barco do Iate Clube e mergulhei. Quando subi com o peixe foi aquela festa. Registramos o momento, mas não pensamos que aquele seria o maior dourado do Brasil. Colocamos o peixe na caixa de gelo para dividi-lo no dia seguinte. Foi aí que medimos o ‘bicho’ e constatamos que ele era o mais pesado já pescado no Brasil”, relembrou.

Segundo Michael, o recorde era do Paraná em 2007, com um ‘dourado mar’ de 28.6 kg. E por pouco não ultrapassa a marca mundial, que é de 31.8 kg. Para comprovar o recorde, o atleta precisa fotografar a pesagem do peixe. A pesca foi homologada no dia 12 de outubro na (CBPDS).

O analista portuário contou que, para o tipo de pesca que faz, não é permitido o uso de qualquer aparelho para auxiliar a respiração. “Faço o mergulho de apneia, sem aparelhagem. Para pegar esse dourado, passei uns dois minutos dentro do mar”, contou.

Após o registro de fotos, medições e pesagens, o dourado foi direto para panelas de barro e se transformou em uma moqueca capixaba. “Fomos para um sítio e mais de 40 pessoas comeram bem. Ainda sobrou”, brincou Michael.