Categorias: Educação

Estudantes criam aplicativo para combater desperdício de alimentos

Estudantes alagoanos criam aplicativo que ajuda a combater desperdício

Reprodução/TV Brasil

Aplicativo ajuda a combater desperdício de alimentos

Combater o desperdício de alimentos é um dos objetivos dos alunos do curso de Informática do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Os estudantes desenvolveram um aplicativo para tabletes e smartphones que facilita a comunicação com os responsáveis pelo refeitório da instituição. O trabalho dos jovens empreendedores foi destaque no Canal TV Brasil.

Segundo dados do IFAL, em apenas três dias houve um desperdício de 20 quilos de alimentos. O número surpreendente reflete uma situação grave no país. O desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia, segundo pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba). Anualmente, a quantia acumulada é suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas diariamente. De acordo com o estudo, a maior parte dos alimentos são desperdiçados durante o preparo das refeições.

O combate ao desperdício motivou a criação do aplicativo, batizado de Nutritotal. Através dele, os alunos que irão fazer suas refeições agendam com antecedência e ainda escolhem o que querem comer. A informação ajuda funcionários a preparar a quantidade necessária para atender à demanda, evitando o desperdício. Além disso, os estudantes podem avaliar as refeições com: Boa, Ótima, Indiferente, Ruim e Péssima, recurso que funciona como uma espécie de termômetro para saber o que está agradando.

Para os professores da instituição, esse tipo de ferramenta nos celulares representam uma tendência de mercado. O Nutritotal é gratuito e há perspectivas de que seja disponibilizado para outras instituições públicas.