Categorias: Educação

Ufal reforça EAD no sertão alagoano com polo em Delmiro Gouveia

Ufal reforça EAD no sertão alagoano com polo em Delmiro Gouveia

Ascom UFAL

Ufal reforça EAD no sertão alagoano com polo em Delmiro Gouveia

A Educação a Distância (EAD) de qualidade ofertada gratuitamente pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi reforçada na região do sertão alagoano com o polo do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na cidade de Delmiro Gouveia (distante 300 km de Maceió).

O polo é instalado no Campus do Sertão e desde setembro abriga o curso de graduação em Matemática (licenciatura) e se prepara para novas ofertas. O pleno funcionamento do novo espaço destinado a EAD no interior de Alagoas é fruto da união das direções geral e acadêmica do Campus do Sertão, equipe da Coordenação Institucional de Educação a Distância (Cied) e da coordenação do polo.

Os primeiros estudantes de Matemática têm à disposição salas de aula climatizadas, espaço de tutoria, laboratório, biblioteca e uma secretaria. Toda estrutura foi montada e funciona para facilita o aprendizado na modalidade a distância.

Segundo o coordenador do polo, Thiago Trindade, a implantação da UAB na cidade é um investimento social, que garante o crescimento educacional da região e proporciona a inserção dos sujeitos envolvidos na vida acadêmica e na produção do conhecimento.

“O polo contribui com a interiorização do saber; com a formação pessoal e profissional; atende a uma demanda de investimento na educação; colabora com o crescimento da região e do estado; proporciona a circulação de saberes e possibilita a formação de mais professores capacitados para o crescimento da educação básica no território alagoano”, enumera Thiago.

Ele acredita que a construção do conhecimento possa ser mediado pelas novas tecnologias, ferramentas importantes que garantem e facilitam a circulação dos saberes, as trocas e interações entre os participantes envolvidos, além da motivação pela autonomia do aluno como participante-ativo da formação acadêmica e profissional.

Para o coordenador do polo UAB de Delmiro Gouveia, às especificidades da educação presencial têm o mesmo valor das que constituem a educação a distância. “Ambas são formas eficientes de educação”.