Categorias: Política

Vilela anuncia extinção de duas pastas ao final de sua gestão

Desta feita, ele pretende extingue as secretarias criadas em 2011.

Disputa pelo Palácio República dos Palmares deve contar com pelo menos cinco concorrentes

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) um projeto de lei que pretende alterar a Lei Delegada nº 44 e extinguir duas secretarias de Estado. O PL foi encaminhado juntamente com uma mensagem ao presidente do Legislativo com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira, 29.

Essa é uma das últimas medidas de Teotonio Vilela (PSDB) enquanto governador de Alagoas, um vez que o seu mandato encerra-se neste ano, assumindo, a partir de 1º de Janeiro o governador eleito Renan Filho (PMDB). Desta feita, ele pretende extingue as secretarias criadas em 2011.

Com o PL, o governo pretende extinguir as Secretarias de Estado da Articulação Política (SEAP) e a Secretaria de Estado Articulação Social (SEAS). As atividades dessas secretarias, segundo a mensagem, serão ‘absorvidas’ por outros órgãos do Poder Executivo Estadual, a partir do próximo 1º de janeiro de 2015.

O governo justificou a medida como contenção de gastos, segundo a mensagem, devido aos “rumos tomados pela economia no cenário nacional” e que teria impactado diretamente na “redução da arrecadação e, por consequência, na diminuição dos valores repassados pela União”.

Algumas medidas serão adotadas com a extinção das secretarias, a exemplo da devolução dos servidores cedidos as pastas, além da destinação dos patrimônios imobiliários da SEAP para o Gabinete Civil e da SEAS para a Segesp.