Oficina do Curso de Envelhecimento Ativo ocorrerá nesta segunda (01) na Santa Casa de Maceió
A equipe de fisioterapeutas do Serviço de Geriatria da Santa Casa de Maceió realiza nesta segunda (01), às 14 horas, uma oficina sobre equilíbrio e postura com a turma do Curso de Envelhecimento Ativo. A ideia e prevenir quedas, problema que põe em risco a saúde física e mental de pessoas acima dos 60 anos.
A literatura médica revela que a queda representa uma fonte de doenças na terceira idade e, em alguns casos, também causa de morte. Nas grandes cidades brasileiras, de cada três idosos um sofre ao menos uma queda no período de um ano. Cerca de 10% dos idosos que sofrem queda vêm a falecer em decorrência da mesma e cerca de 30% têm como consequência uma lesão importante.
As lesões mais freqüentes são as fraturas de membros como o colo de fêmur, por exemplo, e as lesões da pele e dos músculos. Além da fratura, o idoso que sofre a queda em geral se torna ansioso e amedrontado quanto a outras quedas, situação que gera um estado de espírito negativo. Daí a importância do equilíbrio e da postura na terceira idade.
Os encontros do Grupo de Envelhecimento Ativo (Geasc) ocorrem sempre as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.
O centro de estudos localiza-se no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió. O projeto é gratuito e voltado para homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6037.