Categorias: Interior

Desaparecido há um mês, é encontrado na terra de ‘Padim Ciço’

Quase um mês depois, homem que desapareceu de Penedo é encontrado

AquiAcontece

‘Paulinho’ ficou vagando na cidade sem dinheiro e documentos.

Por quase um mês, a família de Paulo Alves, 33 anos, também conhecido como ‘Paulinho’, se mobilizou para tentar encontrá-lo. Sua irmã esteve em diversos meios de comunicação, buscando informar o seu desaparecimento. Também realizaram mobilizações em redes sociais. E no último final de semana, a busca chegou ao fim com um desfecho feliz.

O até então desaparecido possui um leve distúrbio psiquiátrico e se relaciona com uma mulher que sofre de depressão. Ambos se conheceram no Centro de Assistência Psicossocial (Caps), em Penedo. E no início do mês de agosto, o casal saiu do Barro Vermelho, onde mora ‘Paulinho’, dizendo que ia viajar. E não se sabe como foram parar em Juazeiro do Norte, terra de ‘Padim Ciço.

Só que, a sua ‘companheira’, o deixou na cidade e veio embora. Com a sua volta, após alguns dias, ela disse onde estavam e que não tinha dinheiro para pagar a passagem do penedense, que ficou vagando por Juazeiro, sem dinheiro e documentos.

“Ele saiu de casa no dia 9 de agosto com uma mulher, dizendo aos vizinhos que ia viajar. Após alguns dias, ela voltou. Então, insistimos com seus familiares para perguntar onde estava meu irmão. E ela terminou contando que ele ficou em Juazeiro, o dinheiro não deu para pagar o seu retorno”, explicou Benalva dos Santos, irmã de ‘Paulinho’.

Com a descoberta do local exato, sua família começou a procurar os órgãos competentes para pedir ajuda. Foi a Polícia Civil em Penedo, que enviou informações para Juazeiro. Entrou em contato com a Prefeitura de Penedo. E por fim, um amigo da família procurou na grande rede, contatos do Caps da cidade.

Prefeitura de Juazeiro pagou pelo seu retorno
“Com os números que conseguimos na internet, entramos em contato e conseguimos falar com uma assistente social de lá. Ela pediu que enviássemos informações e uma fotografia. Então, depois de alguns dias, ela nos retornou com uma boa notícia, encontrou meu irmão em um albergue. A assistente social o levou para o Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), mantido pelo município. E quando foi no sábado (30), meu irmão chegou em casa”, narrou emocionado Benalva.

Todas as despesas com o transporte de Paulo Alves que reside no Barro Vermelho, foram custeadas pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, Ceará. O penedense veio até Aracaju acompanhado de um servidor da Prefeitura da terra de ‘Padim Ciço’, na capital sergipana, ainda pagaram um táxi que o trouxe até sua casa, em Penedo.

“Agradeço a todos que de alguma forma, nos ajudaram. A imprensa, aos amigos que se mobilizaram nas redes sociais e na busca de um contato com a Prefeitura de Juazeiro e a assistente social que desde o primeiro contato, nos ajudou com empenho. Ela nos ajudou muito e, ainda ligou depois para perguntar como meu irmão estava. Obrigado pelo apoio”, concluiu Benalva dos Santos.

‘Paulinho’ foi assistido do Centro de Assistência Psicossocial (Caps), porém, deixou por conta própria de frequentar o local, e não mais fez uso da medicação prescrita pelo médico especialista. Sua irmã disse que vai tentar reinseri-lo no programa para acompanhamento.