Categorias: Maceió

CBTU tem nova diretoria

Superintendentes regionais apresentam planos de ação de suas unidades

O engenheiro civil Fernando Barini é o novo diretor-presidente da CBTU, empregado de carreira da Caixa Econômica Federal, há mais de 31 anos, onde ingressou por concurso público, iniciou como auxiliar de escritório, passando por diversos cargos técnicos e gerenciais, até o atual de Superintendente Executivo de Governo, vinculado à Vice-Presidência de Governo, foi empossado no cargo na última quinta-feira (28/8) em Brasília. Barini chega com uma agenda repleta de novos projetos e desafios.

Em reunião com os diretores e superintendentes, realizada nesta terça (2/1), o novo presidente aproveitou para conhecer a realidade, dificuldades, expectativas, os trabalhos desenvolvidos nas regionais e para alinhar as diretrizes que considera prioritárias para este novo momento da Companhia. Na ocasião, foram abordados assuntos relativos a planos de ação, investimentos, custeio, relatos sobre as dificuldades cotidianas, apresentação de cases de sucesso, entre inúmeras outras pautas ligadas ao planejamento das superintendências regionais.

Na conversa com os superintendentes regionais, o diretor-presidente deu o seguinte recado: "Nós, gestores, somos líderes, e, portanto, devemos ser vistos e ouvidos. Não adianta ficar pensando no que poderia ter sido feito. Não importa se você perdeu a oportunidade, mas, sim, o que fará em seguida. Remoer o passado pode ser inútil".

Fernando Barini adiantou que pretende conhecer, de perto, o trabalho de cada regional e destacou a importância da integração e dedicação de todos diretores e superintendentes, com foco na missão da empresa, descentralizando questões operacionais, e foco nas questões estratégicas. “Vou trabalhar para fortalecer a imagem da Companhia perante a sociedade e construir coletivamente um ambiente harmonioso de trabalho, com respeito e ética, fundamentais para uma boa gestão”, destacando ainda que “o futuro da empresa depende na nossa atuação e da nova proposta de atuação, que iremos formatar – coletivamente – para apresentar aos Órgãos competentes”.

A nova diretoria colegiada passará a se reunir semanalmente – Comitê de Gestão da CBTU – sempre às segundas-feiras, para deliberar sobre assuntos estratégicos e de impacto nas superintendências regionais. Acerca da nova proposta de trabalho, em colegiado, diz o diretor-presidente: “É preciso coragem, persistência e disposição para trabalhar em colegiado. A discordância de opiniões faz parte do processo democrático e ajuda no crescimento pessoal e profissional, desde que com ética e respeitando os valores morais”.