Acessório é similar ao Oculus Rift e ao Project Morpheus, da Sony. Novo 'phablet' também foi mostrado em evento em Berlim, na Alemanha.
A Samsung anunciou nesta quarta-feira (3) o Gear VR, óculos de realidade virtual feito em parceria com a Oculus, empresa comprada pelo Facebook e criadora do Oculus Rift. O acessório trabalha em conjunto com o também anunciado Galaxy Note 4, nova versão do aparelho da Samsung que combina características de smartphones e tablets.
A revelação do Gear VR aconteceu em um evento antes do início da feira de tecnologia IFA, que acontece em Berlim, na Alemanha. O Gear VR será lançado ainda este ano. A Samsung não anunciou o preço dos óculos.
Ao contrário de outros acessórios de realidade virtual, como o próprio Oculus Rift e o Project Morpheus, da Sony, o Gear VR não tem fios e usa o próprio Galaxy Note 4 como tela e fonte de energia e processamento. O usuário encaixa o "phablet" nos óculos para acessar seu display de resolução Quad HD – 2.560 x 1.440 pixels, mais de duas vezes maior que o Full HD (1080p) do Note 3 – e transformá-lo em uma experiência tridimensional.
O Gear VR vem com um botão sensível ao toque usado para navegação, uma adaptação do botão "voltar" visto nos aparelhos Galaxy e um medidor de volume. Os usuários também podem acionar a câmera traseira do Note 4 para conseguir obter imagens de outra perspectiva.
"A profunda parceria técnica com a Samsung nos permitiu criar um óculos de realidade virtual com ótima qualidade de resolução e desempenho, tudo em uma plataforma completamente móvel", afirmou em nota John Carmack, executivo da Oculus que deixou o estúdio de games Id, cofundado por ele, para se dedicar à nova tecnologia.
O Gear VR virá com uma série de experiências interativas envolvendo filmes ("Vingadores 2: A era de Ultron" e "Círculo de fogo"), espetáculos (Cirque du Soleil) e clipes de músicas (Vevo).
Novos Galaxy Note
O Galaxy Note 4 tem uma tela Super Amoled de 5,7 polegadas com resolução Quad HD, e segue o design de borda de metal do Galaxy Alpha, anunciado em agosto. O novo "phablet" da Samsung tem câmera traseira de 16 Megapixels (MP), leitor de digitais, 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de memória RAM.
A caneta S Pen também foi atualizada e é mais sensível e precisa. O Note 4 é um pouco maior que o anterior, com 176 gramas e 8,5 mm de espessura, e roda a versão 4.4.4 do KitKat, edição mais recente do sistema operacional Android.
No entanto, o Galaxy Note 4 não foi o único novo "phablet" do anúncio da Samsung. A empresa sul-coreana também revelou o Galaxy Note Edge, similar ao seu irmão mais velho, mas com um display curvado de 5,6 polegadas que "escorre" por uma das laterais do aparelho.
O Note Edge, na verdade, é composto por duas telas que funcionam e são processadas separadamente. De acordo com a Samsung, a ideia é que o display curvado forneça aos usuários "uma nova forma de acessar informação e interagir com seu dispositivo móvel (…), fornecendo acesso rápido aos aplicativos e alertas mais usados – tudo com o deslizar do dedo".
O Note 4 será lançado em outubro nos Estados Unidos. O Note Edge chega até o final do ano.
Durante o evento, a Samsung apresentou ainda o seu novo relógio inteligente Galaxy Gear S, que usa o sistema operacional próprio Tizen e tem um display curvado OLED de 2 polegadas.