Categorias: Mundo

Pesquisa sugere que maconha tem efeitos menos nocivos que o álcool

Pesquisadores compararam o comportamento de adolescentes americanos que abusam do álcool ao dos jovens que fumam maconha.

Ilustração

Ilustração

Adolescentes que ingerem bebidas alcoólicas têm mais problemas sociais do que os que fumam maconha. É o que aponta uma pesquisa feita pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Tanto a maconha quanto o álcool fazem mal à saúde, mas segundo a pesquisa as substâncias provocam diferentes efeitos no comportamento dos adolescentes.

O estudo apontou que os jovens americanos que consomem bebidas alcoólicas se arrependem mais de suas atitudes sob o efeito da bebida do que aqueles que usam maconha. A pesquisa mostrou que os adolescentes que bebem têm ainda um relacionamento pior com os pais, namorados e até amigos.

Outro dado chama a atenção no estudo: o número de acidentes de carro envolvendo adolescentes é bem maior, proporcionalmente, entre aqueles que ingerem bebidas alcoólicas.

Já os usuários de maconha, segundo a pesquisa, têm menos energia e interesse em outras atividades. Os adolescentes que fumam maconha também apresentam problemas de relacionamento com figuras de autoridade, como professores, supervisores e policiais.