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Santa Casa é destaque no Fantástico e no anuário ‘As Melhores da Dinheiro 2014’

O guia elencou as melhores corporações em 28 setores da economia brasileira.

Ascom Santa Casa

Provedor Humberto Gomes em entrevista ao Fantastico

A Santa Casa de Maceió foi destaque em duas importantes mídias brasileiras: em reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, e no anuário "As Melhores da Dinheiro 2014 – As 1000 maiores empresas do Brasil", publicado pela Editora Três com a chancela das empresas de consultoria Economática e Boavista Serviços. O guia elencou as melhores corporações em 28 setores da economia brasileira.

O anuário elencou a Santa Casa de Maceió entre as quatro melhores empresas do país no setor saúde em ranking que analisou critérios como recursos humanos, inovação e qualidade, responsabilidade socioambiental, governança corporativa e sustentabilidade financeira.

E foi justamente a auto-sustentabilidade da Santa Casa de Maceió que chamou a atenção da equipe do Fantástico, que investigou o cenário de crise enfrentado pelas Misericórdias brasileiras. Salvo algumas exceções, a reportagem revelou que a maior parte das instituições está mergulhada em dívidas, fechou as portas ou precisa dos governos estaduais ou municipais para sobreviver.

"Mas, em Maceió, encontramos uma Santa Casa sem dívidas!", disse a repórter, após apresentar a situação precária vivenciada pelas filantrópicas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus, esta última fechada há dez anos.

Perguntado pela reportagem sobre como a Santa Casa de Maceió conseguiu alcançar a auto-sustentabilidade, o provedor Humberto Gomes de Melo resumiu: "Apesar de atender 60% de pacientes pelo Sistema Único de Saúde, são os outros 40% (particulares e operadoras de planos de saúde) que acabam financiando o déficit deixado pelo SUS. Com o uso racional dos recursos conseguimos subsidiar o SUS e realizar os investimentos previstos em nosso planejamento, incluindo o processo de Acreditação focado na segurança do paciente", afirmou Humberto Gomes de Melo.