Categorias: Meio Ambiente

Educação ambiental: Plantar na escola mobiliza alunos da Hebert de Souza

Alunos aprendem a plantar mudas de árvores, além de cultivar uma horta particular de onde são retirados alimentos essenciais para a merenda.

Alagoas24horas

Projeto Plantar inventiva cultivo de hortas em escolas municipais

A natureza é parte integrante do homem. Por vezes seu valor é desconhecido em sociedades cada vez mais urbanas, mas a ação de preservá-la ainda é uma forma de garantir que as gerações futuras tenham melhor qualidade de vida daquelas apresentadas nos dias de hoje.

Como forma de explorar esse potencial voltado para educação, a Escola Hebert de Souza, em Jacarecica, foi inaugurada oficialmente na manhã desta terça-feira (9). A instituição é a primeira do município a receber o projeto piloto Plantar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

“É mais fácil educar os ‘pequenos’ do que mudar as ideias dos ‘grandes’. Os ‘pequenos’ servem de exemplo e contagiam os pais”, determina Eva Morais, coordenadora de Educação Ambiental da unidade.

A coordenadora ajuda na educação ambiental dos 124 alunos provenientes do antigo Lixão de Maceó, a Vila Emater. Na entrada da escola, um pequeno jardim pode ser observado onde há o plantio de algumas mudas de árvores que servirão de base para educar os alunos. “Em uma árvore a gente ensina sobre os animais, fotossíntese, alimentação, trabalha a matemática, português. Principalmente com o nome das mudas, pois cada árvore tem um nome assim como cada um deles ”, diz Eva.

Além desta ação, há ainda atividades onde os ‘pequenos’ de Eva aprendem a reaproveitar matérias descartáveis.

De acordo com o secretário de Proteção ao Meio Ambiente, Rafael Wong, o investimento do programa custou em torno de R$ 20 mil e o seu retorno é imensurável. “Quanto mais novos começarem a aprender os conceitos de sustentabilidade e ecologia mais a criançada vai ter outra visão na vida adulta”, diz o prefeito Rui Palmeira durante o evento de apresentação da escola.

A estrutura da escola é nova e abriga ainda, nos fundos, uma pequena horta também cultivada com ajuda dos alunos. “O pessoal da nutrição já utiliza os alimentos da horta como o tomate, abóbora, pimenta, alface e coentro. Todos esses produtos já são retirados da lista de compra porque nós mesmos cultivamos”, destaca Eva Morales.