Categorias: Maceió

Pregão para serviços de Telecomunicações acontece nesta quinta (11)

Dividido em três lotes, contrato prevê contratação de telefonia fixa e móvel, dados, internet e modens 3g

Está marcado para esta quinta-feira (11), o pregão presencial referente aos serviços de telecomunicações do Governo de Alagoas, que envolve contratos de telefonia fixa e móvel, internet, dados e modem 3g. A licitação está dividida em três lotes de modo a permitir a ampla participação das empresas. O pregão acontece na Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) às 9h.

O novo contrato de licitação para os serviços de telecomunicações, ou a Nova Infovia como é conhecido, pretende ampliar e melhorar os serviços já defasados do antigo contrato. Além da baixa velocidade (256 Kbps a 2Mps), os circuitos atuais da Infovia são caros, refletindo os valores da época em que o contrato foi assinado, há quatro anos atrás. O novo contrato é estimado no uso de 5 mil ramais de celulares, 4 mil ramais de telefone fixo e 1.500 links de acesso de internet com velocidade variando de 4 Mbps a 100 Mbps.

“Para avançar no processo de modernização da administração pública e colocar tendências e novas práticas de virtualização de processos, técnicas educacionais com videoaulas, cidades inteligentes, videomonitoramento urbano, sistema coorporativo web, Dados Abertos, Big Data, inclusão digital, prontuário eletrônico em postos de saúde e hospitais, boletins de ocorrência online nas delagacias, radiocomunicação digital para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, acesso a Internet nas escolas, praças e locais públicos, entre outros projetos, é preciso ter um serviço de qualidade com custos acessíveis”, comenta o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Alyson Oliveira.

A construção desta licitação começou em 2012, quando aconteceu a primeira audiência pública onde o projeto teve que ser alterado a pedido das empresas que disseram não ter condições de atender tudo o que se pedia no contrato, a exemplo da velocidade mínima de 10 Mbps por circuito, que foi alterada para 4Mbps. A tentativa de realizar o pregão aconteceu duas vezes esse ano, mas para esclarecer as dúvidas por parte das empresas em relação ao contrato teve que ser remarcado.

Com o novo contrato, o Itec pretende diminuir a insatisfação das secretarias e órgãos do Estado em relação aos serviços de internet. Em pesquisa realizada pelo Itec com consultoria do Movimento Alagoas Competitivo (MAC) no segundo semestre deste ano, 41% dos gestores de Tecnologia da Informação do Estado afirmaram estar totalmente insatisfeitos com a velocidade dos links, contrastando com os demais serviços do Instituto que tiveram resultados satisfatórios na pesquisa.