E quem faz faxina sabe que limpar não é tarefa simples. Mas alguns truques e ingredientes simples podem facilitar a vida e ainda trazer economia.
Com a escassez de empregados domésticos, é cada vez mais comum encontrar famílias que encaram jornadas duplas de trabalho para se dedicar à limpeza da casa. E quem faz faxina sabe que limpar não é tarefa simples. Mas alguns truques e ingredientes simples podem facilitar a vida e ainda trazer economia.
Caso do uso do bicarbonato de sódio, considerado “o melhor amigo da casa” pelas personal organizers Ana Ziccardi, Ana Afonso e Regiane Deppe. Além de não custar caro (é vendido a granel em mercados municipais por cerca de R$ 5 o quilo), o produto é mais ecológico que produtos de limpeza industrializados e tem os mais diversos usos. Tira manchas de roupas, desentope pia e até acaba com o odor de sapatos. Aprenda como aplicar estes e outros truques caseiros.
O rejunte do azulejo está com mofo? Esfregue com uma escova de dente molhada salpicada com bicarbonato de sódio
Para tirar a gordura dos azulejos do box borrife uma mistura de 1 xícara de vinagre com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e enxágue. O truque vale também para o vidro que protege o chuveiro.
Para tirar manchas de suor, junte medidas iguais de bicarbonato de sódio, água oxigenada 10 vol. e detergente. Aplique na roupa seca, espere 15 minutos e lave normalmente.
A pia está com mal odor ou entupida? Antes de dormir, coloque no ralo 2 colheres de bicarbonato de sódio e água quente. Na manhã seguinte, o cano estará limpo.
Bactericida, o bicarbonato de sódio também pode ser usado na limpeza diária do vaso sanitário. Mas não substitui desinfetantes próprios na faxina semanal.
Esqueça o talco! O bicarbonato de sódio é mais eficiente para tirar umidade e odor de sapatos.
A prata escureceu? Faça uma trouxinha de papel alumínio com bicarbonato no fundo e coloque a peça dentro. Cubra o objeto com outra camada do pó, jogue água fervente e feche. O processo facilitará a limpeza.
Para tirar os resíduos de sabão em toalhas antigas, use 1 copo de vinagre branco a cada 3 lavagens na máquina. O odor some após a lavagem e a peça voltará a ser macia.
Use o vinagre também para limpar o fogão. Você não vai precisar esfregar, então evita arranhões.
Para tirar pelos de animais dos estofados, enrole uma fita adesiva transparente larga na mão, com o adesivo para fora. Depois dê batidinhas no tecido.
Outra alternativa é passar a mão usando uma luva de borracha. Neste caso os pelos não vão grudar na luva, mas fica mais fácil de juntá-los.
Um jeito rápido de tirar fiapos brancos de roupas escuras é passar o lado verde de uma esponja comum.
Manchas nos estofados podem sair com lenços umedecidos. Esfregue no sentido do tecido e não faça movimentos circulares. Seque com papel toalha.
Manchas de água em móveis de madeira podem ser eliminadas com a ajuda do secador de cabelo. A personal organizer Ana Ziccardi garante que funciona.
Use amido de milho em um potinho de vidro para tirar a umidade de dentro dos armários .
Cravo, canela em pau, louro e pimenta do reino são ótimos para combater traças. Coloque-os dentro de saquinhos de tecido poroso e posicione perto das peças que usa menos.
Para desinfetar tábuas de cozinha esprema limão sobre elas e deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar.
Um coador de café descartável pode ajudar a remover manchas e impressões digitais deixadas nas telas da TV ou do computador
Para limpar as pás do ventilador sem espalhar poeira, recorra a uma fronha antiga para abraçá-las. A sujeira ficará retida na parte interna da capa
O fundo de vidros de difícil acesso para a esponja pode ser limpo com grãos de arroz mergulhados e em água morna e sabão. Faça movimentos circulares para ajudar a fricção.