Categorias: Maceió

Sucesso da 15ª Feira da Reforma Agrária vem da organização dos trabalhadores

A 15ª Feira da reforma Agrária se consolida no calendário e na vida da sociedade maceioense como referência de resistência ao modelo agrícola dos agrotóxicos.

Gustavo Marinho/Assessoria

15ª Feira da Reforma Agrária

Cerca de 300 feirantes ocupam a Praça da Faculdade (Praça Afrânio Jorge – Prado, Maceió-AL) desde a quarta-feira (10/09) e seguem até o sábado (13/09) comercializando a produção de assentamentos e acampamentos organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A 15ª Feira da reforma Agrária se consolida no calendário e na vida da sociedade maceioense como referência de resistência ao modelo agrícola dos agrotóxicos.

Nesta quinta-feira (11/09), na exibição do Cineclube Cinema Na Terra, o MST lança em Maceió o novo filme do cineasta Silvio Tendler, “O Veneno está na Mesa 2” (2014). A comercialização de produtos da reforma agrária é acompanhada de um Festival de Cultura Popular que se iniciou na noite desta quarta-feira, contando com a presença marcante de autoridades e da sociedade alagoana celebrando a abertura da Feira.

“Os governos precisam entender a urgência da agenda da reforma agrária de base popular. É a tarefa do MST realizar as lutas, as feiras para cobrar, exigir que o problema do pobre tenha finalmente uma solução, com a divisão das terras”, manifesta José Roberto Silva, da Direção Nacional do MST, associando a feira ao diálogo com a sociedade sobre o modelo proposto pelo Movimento para o campo. “A militância e a organização do MST está de parabéns pelos 15 anos de sucesso desta feira”, afirma.

Todo trabalho para organização da 15ª edição da Feira da Reforma Agrária é realizado de forma coletiva, em equipes (infraestrutura, saúde, cozinhas etc.), que constituem uma verdadeira comunidade ocupando a praça da região central de Maceió. Com esta organização, os agricultores vindos das mais diversas regiões de Alagoas (do Litoral ao Sertão) têm expectativa de comercializar mais de 600 toneladas, superando a marca da última edição.

Ao longo dos dias de Feira, uma série de programações sociais, educativas e de atendimento à saúde são desenvolvidas na praça central do evento. A Tenda de Educação Popular e Saúde realiza o lançamento da Cartilha “Saúde e Reforma Agrária” e o visitante da feira ainda poderá participar de atividades de educação ambiental propostas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA-AL).