Categorias: Cultura

Maria Amélia Vieira apresenta Ninhos Urbanos

A artista, por três anos, se embrenhou na caatinga do alto sertão alagoano, em um lugar conhecido como Lagoa do Correia, local de encontro dos pássaros da região.

Juarez Cavalcante

Juarez Cavalcante

A Pinacoteca Universitária da Ufal abrirá no dia 25 de setembro a exposição NINHOS URBANOS, obra recente da artista plástica alagoana Maria Amelia Vieira. A exposição é o resultado de uma pesquisa poética sobre a imagem do ninho e seus significados.

A artista, por três anos, se embrenhou na caatinga do alto sertão alagoano, em um lugar conhecido como Lagoa do Correia, local de encontro dos pássaros da região. A ideia inicial era ter um contato mais direto com o canto dos pássaros e seus ninhos, sem a interferência de barulhos urbanos. Como ouvir o canto dos pássaros? Como vivem os pássaros? Como constroem os seus ninhos? Como alimentam os seus filhos? Imagens muito simples, mas nunca antes observadas ou vivenciadas pela artista.

Durante a experiência conheceu a arquitetura complexa dos ninhos, o entendimento do ninho como abrigo, casulo, moradia, refúgio.
Maria Amelia utiliza materiais peculiares a sua produção, como pintura, bordados, elementos cerâmicos e fotografia, desenvolvendo instalações.

Serviço

O quê: NINHOS URBANOS
Abertura: 25 de setembro de 2014, às 20h
Visitação: 26 de setembro a 7 de novembro. Horários: 2ª a 6ª – 8h30 às 18h e sábado das 9h às 13h
Onde: Pinacoteca Universitária – Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima, Pç. Visconde de Sinimbu, 206 – Centro
Informações: (82) 3214-1545 | facebook.com/pinacoteca | pinaufal@gmail.com

Recentes