Durante inauguração nesta sexta, governador Teotonio Vilela destacou o incentivo tecnológico aos produtores de mandioca, frutas e hortaliças
O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou, nesta sexta-feira (12), o Polo Agroalimentar de Arapiraca. A unidade vai prestar serviços de tecnologia voltados para a mandiocultura e hortifruticultura, contribuindo para o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que receberão apoio tecnológico e incentivo para a cultura da inovação. A finalidade é tornar esses Arranjos Produtivos ainda mais competitivos.
“Esta inauguração é um marco histórico para os produtores e a população do semiárido alagoano. A partir dos estudos e técnicas utilizadas aqui, a produção vai aumentar e vai ter mais qualidade naquilo que vai para a mesa da população. O polo também significa mais uma oportunidade de otimização da produção, trazendo novas tecnologias ", afirmou Teotonio .
O APL da Mandioca envolve 14 municípios do Agreste alagoano, com cerca de 600 casas de farinha processando a produção de mais de 27 mil produtores rurais. A região também é potencial produtora de frutas e hortaliças. Todos esses segmentos econômicos poderão se beneficiar com os serviços e parcerias do Polo Agroalimentar de Arapiraca.
O governador de Alagoas lembrou que esse é o segundo Polo Agroalimentar inaugurado pelo Estado em um mês. O primeiro foi no município de Batalha, no final de agosto. O investimento nos dois polos foi de R$ 12 milhões, financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (Finep), com a contrapartida do Governo do Estado, incluindo os equipamentos.
Durante a solenidade em Arapiraca, Teotonio também mencionou investimentos realizados em outras áreas no maior centro comercial da região Agreste, como a duplicação e melhorias operacionais da Rodovia AL 220; a ampliação e reforma do Terminal Rodoviário; a construção do Polo de Madeiras e Móveis; reformas em escolas públicas e ampliação da Unidade de Emergência de Arapiraca. O governador destacou ainda a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além do apoio a programas voltados ao agricultor, e incentivos ao clube esportivo ASA de Arapiraca.
Além dos Polos Agroalimentares de Batalha e Arapiraca, no último dia 5, o Governo do Estado lançou a pedra fundamental para a construção do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, que funcionará no bairro de Jaraguá, em Maceió.
As obras fazem parte do Programa Alagoas Tem Pressa e contempla o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que foi instituído no Estado e aponta as diretrizes para os próximos dez anos.
O secretário da Ciência da Tecnologia e da Inovação , Eduardo Setton, agradeceu ao governador pelos investimentos na área.
"Teotonio Vilela Filho está escrevendo uma página importante na história de Alagoas, nunca se investiu tanto em tecnologia como agora. Nosso Estado se tornou referência no Brasil", enfatizou Setton.
A inauguração em Arapiraca contou com a presença da prefeita Célia Rocha; do secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado; do secretário de Estado e Desenvolvimento Agrário, José Marinho; do secretário da Articulação Política, Fábio Rodrigues; da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcante; do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos; da diretora-presidente da Emater, Inês Pacheco, entre outras autoridades.