Categorias: Cultura

Cultura de Maceió é destaque no Festival Lucchesi nel Mondo

A comuna toscana vive um dos mais tradicionais períodos de seu calendário festivo-cultural e pela primeira vez conta com a alegria de alagoanos na programação do Festival Lucchesi nel Mondo (em português, luqueses no mundo), que ocorre durante todo o mês de setembro.

FMAC

Coretfal apresenta espetáculo ‘Canto por todos os Cantos’,

A comitiva de Maceió tem chamado a atenção nas ruas de Lucca, na Itália. A comuna toscana vive um dos mais tradicionais períodos de seu calendário festivo-cultural e pela primeira vez conta com a alegria de alagoanos na programação do Festival Lucchesi nel Mondo (em português, luqueses no mundo), que ocorre durante todo o mês de setembro.

A ida dos maceioenses para Lucca atende ao convite feito pelo prefeito da cidade italiana, Alessandro Tambellini, e se justifica pelas intenções de estreitamento da relação entre Maceió e Lucca devido ao Pacto de Amizade oficializado entre as duas cidades no ano de 2010.

O Pacto de Amizade se deve ao fato de Lucca ser a cidade natal de Luigi Lucarini, um dos arquitetos mais importantes na história do desenvolvimento, da arquitetura e do urbanismo de Maceió. Lucarini é autor de obras referenciais como, o Palácio Floriano Peixoto, Teatro Deodoro, Palácio da Intendência, Tribunal de Justiça e a Santa Casa de Misericórdia.

O grupo de maceioenses em Lucca é composto por gestores da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), do Coral do Instituto Federal de Alagoas e dois jornalistas convidados.

Enquanto os gestores cumprem agenda oficial e trabalham na prospecção do território italiano visando futuras parcerias, os 40 coralistas do Coretfal reconhecem os espaços aonde farão suas apresentações e desfilam as cores e os cantos de Maceió no território europeu.

O Coretfal é responsável por levar um pouco da cultura de Maceió e do Brasil para o tradicional Festival Lucchesi nel Mondo. O espetáculo maceioense em cartaz ganhou o título de ‘Canto por todos os cantos’ e é composto por 14 canções brasileiras. O grupo faz apresentações no Teatro San Girolamo e ao ar livre, na Muralha da Cidade.
Alagoas e a cultura nordestina estão representados no repertório que traz canções como Banzo, de Hekel Tavares e Murillo Araujo; e Taieiras, música de domínio público.

Tradição centenária

Além do Festival Lucchesi nel Mondo, o mês de setembro de 2014 em Lucca será marcado pela celebração dos 500 anos da sua Muralha – edificação de 4.200 metros de extensão que cerca o centro histórico da cidade e representa parte da memória dos italianos.

Durante o mês de setembro, Lucca também é palco da tradicional Luminara di Santa Croce, evento devocional quando a cidade é iluminada por velas para a procissão da Santa Croce (em português, Santa Cruz). No mesmo período, ocorre o Settembre Lucchesse uma feira de especialidades locais realizada na Praça de San Michele in Foro.

Recentes