Categorias: Futebol

Com polêmica, Vasco fica apenas no empate com o Oeste em Manaus

Lances questionáveis marcados pela arbitragem marcaram jogo que derrubou o time carioca para o quarto lugar na tabela da Série B.

Clóvis Miranda/LANCE!Press

Kléber voltou ao time após cumprir suspensão

Em partida marcada por lances polêmicos, Vasco e Oeste empataram por 1 a 1, na noite desta terça-feira, na Arena Amazônia, em Manaus. O time paulista abriu o marcador em chute de Fábio Santos que não chegou a ultrapassar a linha do gol, enquanto o Vasco empatou através de um pênalti marcado pelo árbitro, quando Thales se atirou dentro da área. Com o resultado, o Vasco chegou aos 40 pontos ganhos e ocupa a quarta posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da série B,enquanto o Oeste é o 14º colocado com 27 pontos ganhos.

O resultado fez justiça ao desempenho das duas equipes. O Vasco fez um primeiro tempo muito irregular, mas subiu de produção no segundo tempo, quando o técnico Joel Santana fez substituições que aumentaram o poder ofensivo da equipe. O Oeste mostrou um time lutador, que chegou sem muitas ambições e conseguiu um ponto importante na sua briga para se afastar da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, o Oeste vai enfrentar a Ponte Preta, em Campinas. O Vasco terá o Náutico pela frente, em São Januário.

O jogo
Com o incentivo da maior parte da torcida, o Vasco partiu para o ataque, e, antes do primeiro minuto, Maxí Rodriguez chutou para o gol, mas a bola passou longe. O Oeste mostrava uma disposição ofensiva e não se intimidava com o apoio dos torcedores ao time carioca. Aos 14 minutos, Serginho arriscou de fora da área, mas não levou perigo ao gol defendido por Martín Silva.

O Vasco encontrava dificuldades para penetrar na defesa da equipe paulista, principalmente por causa do isolamento do atacante Kleber, isolado entre os zagueiros do Oeste.

Aos 19 minutos, o Oeste marcou o primeiro gol. Fábio Santos mandou a bomba. A bola bateu na parte interna do travessão e na linha, mas a arb itragem confirmou o gol, mesmo depois dos protestos dos jogadores da equipe carioca. Ao correr para comemorar, Fábio Santos foi atingido por uma lata de cerveja, atirada pela torcida.

Em desvantagem no marcador, o time dirigido por Joel Santana se adiantou e,aos 21 minutos, Maxí Rodríguez chutou forte,mas a bola saiu. Enquanto o Vasco se mostrava nervoso, o Oeste tocava a bola com tranquilidade, fazendo o tempo passar.O Vasco tentava pressionar, mas cometia muitos erros. Aos 27 minutos, Fabrício fez ótimo lançamento para Douglas,na grande área,mas o meia falhou ao tentar dominar a bola. Aos 30 minutos, a equipe de Itápolis teve uma grande chance para ampliar. Após cruzamento, Fábio Santos bateu forte e Martín Silva fez grande defesa,evitando o segundo gol.

O Oeste continuava melhor e,aos 30 minutos, Roger Gaúcho se livrou de vários adversários,mas chutou fraco e facilitou a defesa de Martín Silva. Aos 44 minutos, Maxí Rodriguez se livrou da marcação,mas seu chue acabou desviado pela zaga e saiu para escanteio.

O Vasco voltou modificado para o segundo tempo e Kleber passou a ter companhia de Edmílson no ataque, enquanto Dakson substituiu Aranda. Logo no primeiro minuto, Lorran foi ao fundo e cruzou,mas os atacantes chegaram atrasados. Na jogada seguinte foi a vez de Dakson chutar forte para Anderson fazer boa defesa.

A equipe de São Januário dominava totalmente as ações, enquanto o Oeste apenas se defendia e tentava acionar o atacante Cristiano, em lançamentos de velocidade. Só aos sete minutos é que a equipe paulista chegou na área carioca com chute de Dênis que passou perto da trave esquerda defendida por Anderson.

Aos 16 minutos, o zagueiro Halisson derrubou Kleber que tentava arrancar para a área, mas o árbitro nada marcou. Logo depois, um torcedor jogou um copo no gramado, foi identificado e teve que deixar o estádio.

A pressão do time carioca aumentou,mas a defesa do Oeste se defendia com segurança. Sem condições de penetrar na defesa, os jogadores cruz-maltinos apelavam para os cruzamentos, facilmente bloqueados pelos zagueiros do time de São Paulo.

Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio,o zagueiro Rodrigo subiu mais do que a zaga, mas mandou a bola para fora. Joel Santana tirou mais um volante e colocou outro atacante. Thales entrou no lugar de Fabrício.

Aos 32 minutos, o ataque do Vasco trocou passes em velocidade e Dakson chutou cruzado para ótima defesa de Anderson. A partida ficou aberta com os dois times se lançando ao ataque criando seguidas situações de perigo.

Aos 35 minutos, Thales tentou passar por Halisonn, caiu dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Douglas bateu,com categoria, aos 36,e empatou a partida.

Depois de alcançar a igualdade, o time dirigido por Joel Santana passou a pressionar em busca do desempate,mas foi Martín Silva que salvou o Vasco, fazendo grande defesa,aos 46 minutos, em chute de Serginho. No último minuto, o goleiro Anderson também apareceu bem e manteve o resultado.

FICHA TÉCNICA – OESTE-SP 1 X 1 VASCO-RJ

Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Data: 16 de setembro de 2014, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz e Edmilson da Silva Rodrigues (ambos do MS)
Cartão Amarelo: Leandro Mello, Halisson(Oeste); Guiñazu, Fabrício, Douglas, Edmílson(Vasco)
Gols:
VASCO: Douglas,aos 36 minutos, do segundo tempo
OESTE: Fábio Santos, aos 19 minutos do primeiro tempo

OESTE: Anderson, Ezequiel, Cris, Halissonn e Dênis; Leandro Mello(Ramires),Everton Dias, Kléber e Roger Gaúcho; Serginho e Fábio Santos(Cristiano)
Técnico: Roberto Cavalo

VASCO: Martin Silva, Diego Renan, Rodrigo, Luan e Lorran; Pablo Guiñazú, Fabrício(Thales), Aranda(Dakson) e Douglas; Maxí Rodríguez(Edmílson) e Kleber Gladiador
Técnico: Joel Santana