E pior pode afetar os demais dedos.
Se você estiver planejando comprar um calçado para você ou para seu filho leia com atenção esta reportagem. Você já ouviu falar em joanete? O joanete é um calo que se forma na base do dedão do pé. O problema é que ele cresce tanto que chega a entortar o dedo. E pior pode afetar os demais dedos.
Em linhas gerais, o joanete é uma herança de algum parente acometido pelo mesmo problema. A questão é que existe um fator ambiental que pode desencadeá-lo. Este fator chama-se sapato apertado.
“Cerca de 70% dos casos são genéticos. A pessoa tem predisposição para desenvolver a doença. A questão é justamente o fator externo, que pode favorecer o surgimento do joanete”, explicou o cirurgião ortopedista Antonio Alício, coordenador da Residência Médica em Ortopedia e do setor de cirurgia do pé da Santa Casa de Maceió.
O Japão é um caso clássico de como a modernidade vem influenciando negativamente na saúde da população. Antes da ocidentalização do país, principalmente tendo a Segunda Guerra Mundial como marco, os japoneses praticamente não registravam casos de joanete. Ao longo das décadas, porém, com a crescente adesão ao terno e ao sapato, o joanete passou a fazer parte das estatísticas.
O problema do joanete é que ele não se restringe apenas ao dedo maior do pé, mas é progressivo e se espalha para os demais dedos se não for tratado, chegando até mesmo a furar o calçado do paciente em alguns casos.
A melhor forma de prevenir o problema é usar sapato com ponteira larga, evitando-se aqueles que afunilam e imprensam os dedos. No caso específico das mulheres deve-se dar preferência para os saltos com até 3 cm.
A ideia é usar sapatos que deixem os dedos livres, hábito que deve ser disseminado ainda na infância, principalmente entre as adolescentes, uma vez que o problema é recorrente três vezes mais em mulheres do que em homens.
A má notícia é que depois de instalada, a doença não tem efeito curativo, só paliativo. Entre os tratamentos clínicos, liste-se o afastador de silicone, o aparelho de uso noturno, elásticos além de massagens e cremes.
A cirurgia ainda é a melhor alternativa para se ver livre do joanete, mas é preciso escolher um especialista com experiência em cirurgia do pé, uma vez que não existe uma técnica padrão para retirar o joanete. “A complexidade das articulações exige que se estude a melhor forma de se equacionar o problema e se execute a técnica mais adequada a cada caso”, acrescentou Antonio Alicio, lembrando que a Sociedade Brasileira de Ortopedia possui um cadastro dos cirurgiões atuantes no país.