Parece frase pronta, mas não é: arroz e feijão se completam e formam um prato nutritivo e saboroso.
Brasileiro que é brasileiro já comeu arroz com feijão. A combinação é a mais tradicional da culinária do país, já que os sabores combinam bem e, juntos, os dois alimentos possuem todos os aminoácidos essenciais para o organismo.
O arroz
Nutritivo, saboroso e barato, o arroz é um alimento rico em fibras, minerais, vitaminas e proteínas. O ideal é que se consuma a versão integral do produto, porque ela preserva o gérmen, onde fica a maior parte dos nutrientes e fibras, o que promove mais saciedade por mais tempo. Mas isso não quer dizer que o arroz branco deva ser deixado de lado – ele é rico em energia.
O feijão
Do tutu ao acarajé, o feijão está presente em muitas refeições. Ele é rico em fibras e minerais e ajuda na prevenção de muitas doenças, como anemia e câncer, e contribui com o controle do colesterol. Além disso, o alimento é pouco calórico e ajuda a saciar a fome.
Eles se completam
Juntos, o arroz e o feijão se complementam, já que um tem o que o outro não tem. Se fosse consumido isoladamente, o feijão, por exemplo, não conseguiria ser digerido completamente pelo organismo, que não consegue absorver todas as suas proteínas. Já um prato de arroz e feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas.
O Guia Alimentar do Ministério da Saúde prevê a ingestão de arroz e feijão todos os dias na dieta básica do brasileiro. A proporção ideal para um prato é de uma porção de feijão para duas de arroz – ou seja, a quantidade de arroz deve o ser o dobro da de feijão.