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Estudantes participam de projeto inovador sobre beneficiamento de frutas

Estudantes participam de projeto inovador sobre beneficiamento de frutas

Assessoria

Estudantes participam de projeto inovador sobre beneficiamento de frutas

Primeiro lugar em produção territorial de laranja lima do país e terceiro em produção de banana comprida na região, quase em sua totalidade orgânica, a população de Santana do Mundaú tem mais um motivo para se orgulhar. Com 80% de sua renda voltada para a agricultura, a cidade terá um projeto sobre beneficiamento dos frutos da região, uma ação inédita envolvendo estudantes do Ensino Médio.

Eles pesquisaram sobre beneficiamento de frutos do Vale do Mundaú que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Escola Estadual Manoel de Matos, de Santana do Mundaú, apresenta mais um projeto inovador, nesta sexta-feira (19), a partir das 13h, na aula inaugural do projeto Desenvolvimento de técnicas de beneficiamento das frutas do Vale do Mundaú com ênfase na valorização da cultura local.

Segundo o professor pesquisador e um dos responsáveis pelo projeto, Nadelson Ferreira, o objetivo do projeto é o resgate da autoestima da população rural no município, fazendo com que os alunos assumam esta identidade, de estudantes e filhos de produtores rurais, reconhecendo, além da importância dos seus pais pela produção atual, visualizar nesta realidade o potencial para desenvolvimento educacional.

O professor explica ainda que o projeto conta com a participação de mais quatro docentes da escola, contemplando 60 estudantes do primeiro e segundo ano, que receberão uma bolsa de amparo à pesquisa a ser financiada pela Fapeal para uma escola de ensino médio.

“Este projeto representa muito para nosso município pois, apesar das posições de destaques que temos nacional e regionalmente, ainda observamos muitos alunos falarem – eu não sou do campo – e este projeto visa desmistificar muito isto”, desabafa, informando ainda que a seleção, com a participação de 140 estudantes da própria escola, foi realizada a partir de uma redação sobre a temática, no mês de julho.

Para a diretora da escola, Quitéria Alves Calado, este é um momento importante para o projeto. “A escola tem um papel social importante a desenvolver para a construção do conhecimento”, afirma. A Escola Manoel de Matos é uma das dez unidades educacionais da rede pública contempladas pelo Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisa-Ação para Melhoria da Qualidade da Educação Básica Articulada com os Arranjos Produtivos Locais (EB-Capes).

Com investimento total de R$ 3 milhões, o programa é desenvolvido pela Fapeal em parceria com a Capes. Além de contribuir para a elevação dos índices de educação básica por meio de ações integradas, o programa tem o intuito de incentivar a pesquisa nas escolas de Educação Básica. Promove ainda a integração entre os pesquisadores das universidades, professores, alunos e os integrantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de diversos municípios alagoanos, de forma a contribuir para a melhoria do cotidiano das comunidades como um todo.

“Creio não existir uma ‘única solução’ para o processo de busca de qualidade na educação básica, mas certamente um dos pilares para essa qualificação é a formação continuada dos nossos docentes. O projeto piloto EB Capes Fapeal busca introduzir a pesquisa-ação como ferramenta cotidiana das aulas, tendo como base todo o universo de conhecimento existente nos arranjos produtivos no entorno das escolas que, consequentemente, fazem parte do cotidiano de alunos e professores”, afirmou a diretora presidente da Fapeal, Janesmar Cavalcanti.

Incluído no eixo 2 do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, o programa conta com uma rede de agentes composta por 50 professores da educação básica, 600 alunos das unidades de ensino, dez consultores na área de Arranjos Produtivos Locais (APLs), dez professores – mestres e doutores –, 250 licenciandos vinculados a instituições de Ensino Superior (IES) e três pesquisadores assessores, membros do Comitê de Acompanhamento e Avaliação do Programa.

Para o representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adeilto Lima, que trabalha com os APLs, o EB-Capes é o primeiro programa em Alagoas que começa a buscar a sustentabilidade por meio da educação. “É fundamental que as escolas públicas assumam o desafio de trabalhar o empreendedorismo. Com esse programa, os alunos vão poder desenvolver habilidades até então não trabalhadas nas escolas. Eles terão a oportunidade de transformar as competências básicas em empreendedoras”, destaca.

Aula Inaugural – A programação desta sexta-feira (19) na Escola Estadual Manoel de Matos inicia com a apresentação do projeto. Já às 14h, os alunos e professores fazem uma visita à cooperativa de laranja lima e às 15h seguem para o assentamento Amoras, ambos no próprio município, para averiguação das pragas que atacam laranjas limas. O evento se encerra 16h quando eles voltam à escola.

De acordo com o professor Nadelson Ferreira, os alunos continuarão os estudos, no decorrer do mês, nas aulas de Química, Biologia, Inglês e Português.