Prefeitura comemora Dia da Árvore com ações no Brisa do Lago
Despontando para o crescimento e, ao mesmo tempo, de olho nos preceitos de sustentabilidade, o município de Arapiraca fará ações neste domingo (21) no conjunto habitacional Brisa do Lago, bairro de Olho d’Água dos Cazuzinhas, para comemorar o Dia da Árvore.
Além de atividades educativas e ambientas, como arborização que começa às 8h com participação da comunidade no que se refere ao plantio de mudas, haverá ainda exposição de como anda o projeto sustentável que foi instalado na localidade.
A cidade de Arapiraca foi uma das 11 de todo o Brasil que recebeu em abril o projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST), uma parceria entre Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura de Arapiraca para fomentar as políticas públicas para aquela comunidade e região vizinha.
Por dois anos, o DIST ficará instalado no Brisa do Lago, ampliando, promovendo e capacitando os seus moradores, com um investimento de R$ 2 milhões.
Deste modo, neste domingo, serão apresentados em forma de exposição quais os objetivos e perspectivas estratégicas do projeto, na oportunidade. As ações serão realizadas próximas a feira livre do conjunto habitacional.
“Este programa DIST vem brindando os nossos moradores com ações de desenvolvimento humano e social sustentável, formando ainda uma comunidade mais unida e integrada. Agradecemos à nossa prefeita Célia por este olhar humano que ela tem para conosco", relata o presidente comunitário Jones Cleudston da Silva.
Arborizar é preciso
Em Arapiraca, há ainda o projeto Arborizar Para Melhor Viver, lançado em meados de fevereiro deste ano, com a presença da prefeita Célia Rocha, que plantou simbolicamente uma muda de pau-brasil ao lado do professor Cícero Galdino, estudantes e escoteiros, no Bosque das Arapiracas, pulmão verde que pulsa no bairro do Centro.
O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Barbosa, esteve na solenidade e enfatizou a preservação. "Deixamos assim, neste ato de plantar uma árvore em nossa cidade, a sensação de pertencimento; precisamos cuidar de nossa casa, nosso lar e garantir um futuro melhor para nossas crianças", diz.
Além da Semasa, o projeto é coordenado ainda pelas secretarias Municipais de Educação e Governo, Agenda 21, Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS), contando com o apoio da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), Escola de Pais, Banco do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL Arapiraca), Câmara Temática Cidade Sustentável de Arapiraca, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e associações de moradores, entre outros segmentos da sociedade civil.