Categorias: Maceió

Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre uso adequado da água

Medidas que visam à diminuição de gastos excedentes deste recurso natural é favorável principalmente para evitar racionalização

Divulgação

Divulgação

A água é um dos recursos naturais mais importantes para a existência da vida. Existe, aproximadamente, 0,5% de água doce e potável no mundo. Ela se renova por meio das chuvas que caem nas florestas, matas auxiliares e nas cidades, passando por um tratamento natural antes de chegarem aos aquíferos e lenções freáticos. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) orienta o uso racional da água.

A população deve colaborar com o meio ambiente. O fechamento de uma torneira ao escovar os dentes ou afeitar a barba, evita desperdício, em média, de trinta litros de água. O banho deve ter no máximo cinco minutos, fechando a torneira ao se ensaboar.

Segundo o titular da Sempma, Raphael Wong, as medidas que visam à diminuição de gastos excedentes deste recurso natural é favorável principalmente para evitar racionalização. “A população precisa se conscientizar que a água potável é um recurso finito, ou seja, se não preservamos este bem, ele irá acabar. Por isto alertamos aos maceioenses que usem a água com responsabilidade”, completou Wong.

Outras formas de desperdício encontrados são: na lavagem de casas, calçadas e carros, medidas visando à diminuição do uso da água nesses casos tem como meta, fechar a torneira ao ensaboa e usar somente o necessário para retirar os resíduos dos produtos de limpeza.

Maceió é favorecida pela precipitação chuvosa com índices pluviométricos aceitáveis. Dentre os meses de abril a agosto, chove mais no Nordeste nestes meses do que em outros períodos do ano. Técnicas de reaproveitamento da água podem ser feitas de forma simples, dentro de casa. A criação de cisternas de armazenamento de águas pluviais por meio de calhas encaixadas nas telhas serve de armazenamento para uso reaproveitado do recurso nas atividades domésticas, lavagem de louças e banheiros, por exemplo.

Para Eva Moraes, coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, as pessoas devem ser fiscais da água, evitar o desperdício, pois é uma questão de educação. “Jamais use a água para lavar uma calçada, verifique se na sua casa existem vazamentos, se houver troque imediatamente, porque será bom para o meio ambiente e para seu bolso”, comentou Moraes.