Mano Menezes finalmente admitiu, após mais um tropeço, que o Corinthians está na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores, não pelo título do Campeonato Brasileiro.
Mano Menezes finalmente admitiu, após mais um tropeço, que o Corinthians está na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores, não pelo título do Campeonato Brasileiro. O São Paulo ainda alimenta a esperança de beliscar o troféu, aspiração que será seriamente abalada em caso de derrota no clássico de domingo.
A partir das 16h (de Brasília), alvinegros e tricolores farão o primeiro Majestoso da história no estádio de Itaquera. No local que já foi descrito pelo atual presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, como "outro mundo, outro país, longe de tudo". "Não dá para chegar lá", chegou a dizer, antes de recuar nas críticas.
Pois é lá que a formação do Morumbi tentará ressurgir no Nacional após uma rodada decepcionante. Cheia de empolgação com a vitória sobre o líder Cruzeiro, ela acabou sendo derrotada pelo Coritiba na sequência e viu a distância para o primeiro colocado voltar aos sete pontos.
Terminada a série de nove jogos de invencibilidade no Brasileiro, o São Paulo atuará novamente sem as quatro pontas de seu badalado quarteto ofensivo. Se Kaká volta de suspensão, Alexandre Pato, emprestado pelo Corinthians, está impedido de atuar por contrato. Michel Bastos, Luis Fabiano e Osvaldo brigam pela vaga.
Outro problema é Rogério Ceni, ameaçado de disputar aquele que seria seu 64º e último Majestoso. Fora da derrota para o Coritiba por causa de uma tendinite no joelho esquerdo, o goleiro foi relacionado e se esforça para enfrentar o grande rival pela última vez na carreira – a única em Itaquera.
Para Muricy Ramalho, a primeira vez no estádio da Copa do Mundo não tem grande apelo. "Estive lá durante a Copa. O gramado é ótimo para se jogar. Eles mudaram de casa, e nós, como visitantes, só vamos mudar de lugar. Éramos visitantes no Pacaembu e seremos visitantes na arena", disse o técnico.
Não é assim que pensam os torcedores dos dois lados, dispostos a colocar na história o primeiro triunfo em um Majestoso na nova casa alvinegra. Mano Menezes está entre os que dão importância à marca e, com o trabalho muito questionado, espera repetir o sucesso obtido no clássico inaugural contra o Palmeiras.
"Nessa hora, você tira força de lugares onde não se imagina que tenha. Tem que superar. É uma oportunidade para fazer isso e mostrar para o torcedor que, embora ele se decepcione às vezes, também damos alegrias. Especialmente em jogos grandes, como esse", afirmou o treinador.
Segurando-se no grupo dos quatro primeiros apesar dos recentes maus resultados, o Corinthians ficará a dois pontos do São Paulo – que seguirá vice-líder, independentemente do resultado – em caso de vitória. Poupados no empate com a Chapecoense na quinta, Anderson Martins e Renato Augusto estão de volta.
Com Petros ainda suspenso, Mano provavelmente apostará em Bruno Henrique e em um meio de campo mais forte, com três volantes. Melhor do time no último jogo, o garoto Malcom deverá ser mantido na frente. Em péssima fase, Jadson não ficará nem no banco de reservas por ter feito parte da troca que levou Pato ao São Paulo.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X SÃO PAULO
Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 21 de setembro de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Bruno Henrique e Renato Augusto; Malcom e Guerrero
Técnico: Mano Menezes
SÃO PAULO: Denis (Rogério Ceni); Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Álvaro Pereira; Denilson, Souza, Ganso, Kaká e Michel Bastos (Luis Fabiano); Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho