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Hamilton vence em Cingapura e é o novo líder do campeonato

Com a segunda vitória do britânico em em Marina Bay, a liderança do mundial agora tem um novo dono.

F1 Team

Com a vitória, Hamilton assume a liderança no Mundial de Pilotos

Em uma corrida diferente de todas do calendário da F1, a etapa de Cingapura seguia monótona até aproximadamente a metade da prova. Mas um acidente entre Sutil e Pérez colocou o Safety Car na pista e um pouco de emoção na 14ª prova do ano. Com a entrada obrigatória do carro de segurança na parte final, as estratégias foram se modificando e quem antes seguia tranquilamente na liderança, viu sua posição sendo ameaçada pela degradação dos compostos.

Largando na pole, Hamilton foi presenteado logo na volta de apresentação. Seu companheiro de equipe ficou parado no início da apresentação e foi obrigado a largar do pit lane. Lewis começou a prova sem problemas e sem ameaças. Com o safety-car na pista, as chances de Hamilton não subir no pódio foram enormes. No entanto, a Mercedes fez um trabalho impecável nos boxes e, na pista, o britânico trouxe mais uma vitória pra casa.

Com o triunfo em Cingapura, Lewis Hamilton assumiu a liderança do campeonato pela segunda vez na temporada. De quebra, ainda colocou três pontos de vantagem em seu companheiro de equipe, Nico Rosberg.

No segundo degrau do pódio apareceu Sebatian Vettel que, pela primeira vez no ano, conseguiu bater Daniel Ricciardo, o terceiro colocado. O brasileiro Felipe Massa terminou a prova na quinta posição.

A corrida
Tudo pronto para a 14ª prova da temporada 2014 da F1, e que além disso, carrega várias particularidades. Marina Bay traz o maior número de curvas da categoria. São 23 no total – 14 pra esquerda e nove pra direita – 1.600 refletores, além de ser uma das provas mais longas do calendário.

Com os carros prontos para a volta de apresentação, a expectativa girava, mais uma vez, em torno da disputa entre os carros da Mercedes que largavam na primeira fila e as RBRs que vinham logo atrás. No entanto, para alegria de Hamilton, seu companheiro ficou antes mesmo do giro de apresentação. Com um problema elétrico, Nico foi recolhido para o pit-lane, de onde largou. Outro que sofreu antes da largada foi Kamui Kobayashi.

Com a pista liberada, Hamilton manteve a ponta sem maiores dificuldades. Na briga pela segunda posição, Alonso, que tinha largado em quinto e chegou em segundo antes da primeira curva, levou vantagem por ter passado reto na variante. No entanto, o espanhol tratou logo de devolver a posição para Vettel e se livrou de uma punição futura. Felipe Massa manteve a mesma posição de largada.

Com o fim de cinco voltas completadas, os dez primeiros eram: Hamilton, Vettel, Alonso, Ricciardo, Raikkonen, Massa, Button, Bottas, Magnussen e Kvyat.

Quem continuava com problemas na pista era o líder do campeonato. Com dificuldades nas transmissões das marchas, Nico (20º), tentava a todo custo escalar o pelotão da frente. A dificuldade era fazer isso em um circuito tão travado como Marina Bay.

Na perseguição por Alonso, Ricciardo não conseguia acompanhar o ritmo do espanhol. Já Felipe Massa girava no mesmo ritmo do outro ferrarsita, Kimi Raikkonen. A distância entre os dois era de 1s1. O intervalo entre o ponteiro – Lewis Hamilton – e Sebastian Vettel era de 4s. Para o terceiro colocado era de 9s8.

Quem iniciou os trabalhos nos boxes foi Adrian Sutil, isso lá na volta de número 9. Hulkenberg fez o mesmo na volta seguinte. Felipe Massa entrou nos boxes e voltou para a pista com os compostos supermacios, na frente de Raikkonen. A parada do brasileiro foi de 29s578.

Em seguida foi a vez do líder entrar nos boxes e voltar para a pista com os supermacios. Dos dez primeiros colocados, apenas Button, Pérez e Gutiérrez não pararam até a volta de número 13.

Na vez de Rosberg entrar nos boxes, volta 14, o carro percorreu todo o percurso mais lento do que o normal. A equipe alemã desliga o motor, troca o volante e reinicia todo o sistema. No entanto, o alemão não consegue engatar nenhuma marcha. Então, a Mercedes opta pelo abandono de Rosberg.

Com 20 voltas, o top-10 formava com: Hamilton, Vettel, Alonso, Ricciardo, Massa, Raikkonen, Bottas, Button, Vergne e Magnussen.

Em sexto colocado, Kimi Raikkonen tentou descontar a desvantagem para Felipe Massa que já era de 2s1. Já o brasileiro, na volta 21, tinha 9s6 de desvantagem para o quarto colocado. Com a segunda entrada nos boxes, volta 23, Massa voltou para a pista com os pneus macios e na décima posição.

O líder da prova também fez sua segunda parada nos boxes e o total de tempo perdido nos boxes foi de 31s040. Com isso, Hamilton retornou para a pista na segunda posição. Logo atrás de Ricciardo, que ainda não tinha feito sua segunda parada.

Na volta 27, Felipe massa já colocava 3s de vantagem para Kimi Raikkonen. Ricciardo resolveu entrar nos boxes e devolveu a liderança para Lewis Hamilton, que fazia a volta mais rápida da prova (1min51ss405).

Com 30 giros completos em Marina Bay, os dez primeiros eram: Hamilton, Alonso, Vettel, Ricciardo, Button, Massa, Raikkonen, Bottas, Vergne e Magnussen.

E como não podia deixar de ser, chegou a vez do carro de segurança fazer parte do espetáculo em Cingapura. Na volta de número 31, Pérez perdeu toda asa dianteira e a entrada do safety-car foi obrigatória.

Via rádio, Hamilton pedia para a Mercedes avaliar a situação dos compostos por causa dos detritos deixados pela asa de Pérez. De acordo com a equipe, estava tudo ok com seus pneus.

Hamilton, Vettel, Ricciardo, Massa e Bottas preferiram continuar na pista com a entrada do carro de segurança. Já Alonso, Raikkonen e Button resolveram fazer mais uma parada nos boxes. A intenção era surpreender os adversários com a estratégia.

Enquanto o carro de segurança estava na pista, o top-10 formava com: Hamilton Vettel, Ricciardo, Alonso, Massa, Bottas, Button, Raikkonen, Vergne e Magnussen.

Na volta 37 o carro de segurança é recolhido aos boxes. Com os carros todos juntos, Hamilton ditou o ritmo da relargada. Três voltas depois, o inglês da Mercedes já abria 8s2 de vantagem para o segundo colocado, Sebastian Vettel.

Na volta de número 40, o time da Williams pediu para Felipe Massa poupar os pneus até o fim da corrida. Já a Mercedes informava para Hamilton que seu stint teria apenas sete voltas de vida útil.

O que seguia tranquilo para Hamilton, já levantava uma enorme preocupação. O líder da prova teria que fazer uma nova parada nos boxes. O inglês tinha poucas voltas para abrir uma larga vantagem e não ser surpreendido pelo adversário em sua volta para a pista. A vantagem para Vettel, na volta 46, era de 17s.

Com os pneus desgastados, Hamilton seguia perdendo rendimento (1min52s843). A sorte do inglês era que Vettel também andava lento na pista (1min53s604). Isso na volta de número 50.

Segundo as previsões da Pirelli, seria impossível Lewis Hamilton e Felipe Massa terminarem a etapa de Cingapura sem mais uma parada nos boxes.

O inglês entrou nos boxes na volta de número 53. 2s9 de parada e perda total de 29s284. No retorno, Hamilton voltou atrás de Vettel, que já havia avisado para sua equipe que os pneus já estavam no limite. Com oito voltas para o fim da corrida, a expectativa de Hamilton era pela entrada de Seb nos boxes, ou teria que partir para o ataque.

Uma volta depois, Hamilton já recuperava sua posição de líder da prova. Festa nos boxes da Mercedes. Um trabalho trabalho formidável da equipe alemã.

Quem abandonou a prova em Cingapura foi Jenson Button. O piloto estava na sétima posição brigando com Valtteri Bottas pelo sexto posto.

Com quatro voltas para o final da prova, Ricciardo partia em perseguição a Vettel. A luta do australiano era pelo segundo lugar ocupado pelo companheiro de equipe. Hamilton já abria 4s4 de vantagem para o germânico.

Com a vitória, Lewis Hamilton contabiliza o sétimo triunfo no ano. Além disso, o driver da Mercedes assumiu a liderança do Mundial de Pilotos e colocou três pontos de vantagem para o seu companheiro de equipe, Nico Rosberg.

Quem recebeu a quadriculada na segunda posição foi mesmo Sebastian Vettel, apesar de ter sofrido com a degradação dos seus compostos e com a pressão de Ricciardo. Seb bateu pela primeira vez no ano seu companheiro de equipe. Ricciardo cruzou a linha de chegada no terceiro posto. Felipe Massa terminou a prova na quinta posição.

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