Pelo regulamento da competição, as seis equipes se enfrentarão e as quatro melhores colocadas do grupo passarão para a segunda fase da competição.
A seleção brasileira feminina de vôlei está pronta para iniciar a campanha por um título inédito. Nesta terça-feira (23.09), o Brasil estreia no Campeonato Mundial feminino contra a Bulgária, às 15h (horário de Brasília), no Palatrieste, em Trieste, na Itália. O SporTV transmitirá ao vivo. Brasileiras e búlgaras estão no grupo B que ainda tem Canadá, Camarões, Turquia e Sérvia.
Pelo regulamento da competição, as seis equipes se enfrentarão e as quatro melhores colocadas do grupo passarão para a segunda fase da competição.
A equipe verde e amarela que disputará o Mundial é formada pelas levantadoras Dani Lins e Fabíola, as opostos Sheilla e Tandara, as centrais Thaísa, Fabiana, Carol e Adenízia, as ponteiras Jaqueline, Natália, Fernanda Garay e Gabi e as líberos Léia e Camila Brait.
O treinador José Roberto Guimarães comentou sobre a dificuldade de enfrentar a Bulgária no primeiro jogo do time verde e amarelo no Campeonato Mundial.
"A estreia contra a Bulgária é um jogo muito perigoso em função da característica do time búlgaro. Nós sempre tivemos dificuldades em enfrentar equipes que jogam com bolas altas. No entanto, estudamos e treinamos para jogar contra elas. Temos que ajustar nosso sistema defensivo e tentar parar as ponteiras da equipe búlgara, tanto a Vasileva quanto a Rabadzhieva, além da canhota na saída de rede que ataca uma bola mais rápida. Além disso, é um time com bastante experiência internacional, mas estamos otimistas. Nos preparamos bem e estamos concentrados", disse José Roberto Guimarães, que treinou a atacante búlgara Vasileva quando foi técnico da extinta equipe do Vôlei Amil na temporada 12/13 da Superliga.
A ponteira Jaqueline chamou a atenção para um fundamento em especial no jogo da Bulgária, o ataque.
"Nós trabalhamos muito forte para esse Mundial. O grupo está confiante e sabemos que agora é o nosso momento. A Bulgária é uma equipe difícil, mas estudamos bastante a equipe delas. Temos que fazer o nosso jogo. Já enfrentei a Vasileva e ela é uma grande jogadora com muita força de ataque. No entanto, o time delas como um todo também tem qualidades. É uma equipe alta com forte poderio de ataque", garantiu a bicampeã olímpica Jaqueline.
A levantadora Dani Lins lembrou que na última vez que as duas equipes se enfrentaram a vitória foi da Bulgária por 3 sets a 1 pela fase de classificação do Grand Prix do ano passado.
"No ano passado elas nos venceram na primeira fase do Grand Prix por 3 sets a 1 e sabemos das qualidades do grupo búlgaro. No entanto, nos preparamos bem e o clima na nossa equipe está muito bom. Agora, temos que seguir nossa preparação para fazer uma boa estreia contra a Bulgária", afirmou Dani Lins.
TABELA – Primeira fase:
23.09 – Brasil x Bulgária às 15h (horário de Brasília) – SporTV
24.09 – Brasil x Camarões às 12h (horário de Brasília) – SporTV
25.09 – Brasil x Canadá às 5h30 (horário de Brasília) – SporTV
27.09 – Brasil x Túrquia às 15h (horário de Brasília) – SporTV
28.09 – Brasil x Sérvia às 15h (horário de Brasília) – SporTV
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro