O meio mais eficiente de prevenir as DCV é adotar hábitos de vida saudável.
Celebrado mundialmente no próximo dia 29, o Dia Mundial do Coração será comemorado pela Unidade de Saúde (US) José de Araújo Silva, localizada no Jacintinho, de forma diferenciada. Marcada para o próximo dia 30, a mobilização – criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) – será feita com um passeio ao Clube da APCEF, em Riacho Doce, reforçando junto aos pacientes cadastrados nos grupos de hipertensão e diabetes, os cuidados necessários para prevenir o risco de doenças cardiovasculares.
“Toda a equipe técnica da unidade estará engajada nessa ação, buscando incentivar nossos usuários à prática de atividade física, ao lazer e à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis”, afirma a enfermeira do PSF, Kátia Floripes Bezerra.
A hipertensão arterial e o diabetes estão entre os fatores de risco que podem contribuir para a ocorrência de doenças cardiovasculares (DCV), que se constituem em uma das maiores causas de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil, elas afetam cerca de 17,1 milhões de pessoas e causam, anualmente, mais de 300 mil mortes, que se manifestam principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas.
O meio mais eficiente de prevenir as DCV é adotar hábitos de vida saudável. Isso inclui uma alimentação adequada, a prática de atividade física, evitar fazer uso de tabaco e de álcool, além de manter sob controle o peso, as taxas de glicemia e colesterol e a pressão arterial. Estudos mostram que pelo menos 80% das mortes prematuras podem ser evitadas com esses cuidados preventivos.