Conselheiros escolares da capital participam de capacitação.
Cerca de 100 conselheiros de 30 escolas pertencente à 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)- que abrange os bairros da Baixa Maceió e Marechal Deodoro – estiveram reunidos no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor) no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) para participarem de formação promovida pela coordenadoria em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Tendo como tema “O papel do conselho na comunidade escolar”, o encontro teve como objetivo promover uma formação com os conselheiros por meio de uma discussão sobre a sua importância para a administração escolar. “A gestão significa usar o espaço escolar como recurso de educação para todos: comunidade, pais, professores e estudantes. Nesta perspectiva, quando todos atuam juntos, contribuem não só para melhorias na educação de sua escola, mas também de Alagoas”, disse a técnica da 1ª CRE Niedja Fideli.
De acordo com José Nilton, eleito conselheiro no segmento alunos da Escola Estadual José Oliveira Silva, no bairro do Vergel do Lago, um dos principais benefícios da capacitação foi promover maior interação entre os quatro segmentos que compõem o conselho escolar – pai, aluno, professor e funcionários- das diversas escolas da região. “Aqui estamos adquirindo conhecimentos que colocaremos em prática nas nossas escolas”, resumiu.
Para Cícero de Araújo, conselheiro representante dos pais da Escola Estadual Tavares Bastos, no Farol, a capacitação veio em bom momento. “Esta iniciativa foi muito boa, pois, conhecendo melhor o papel do conselheiro, podemos colaborar ainda mais para a educação de nossos jovens”, frisou.