A Comissão de arbitragem irá realizar um sorteio extraordinário nesta quinta-feira, ao meio-dia, para definir o novo responsável pelo encontro.
Não bastasse a goleada de 6 a 0 sofrida para o Goiás, no último domingo, o Palmeiras ainda pode ser prejudicado indiretamente pelo "caso Aranha": a CBF escalou para comandar o jogo do clube contra o Vitória, nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Pacaembu, o árbitro Wilton Pereira Sampaio, que atuará em situação praticamente inédita com um efeito suspensivo e sob a pressão do julgamento do Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), na sexta-feira, que pode afastá-lo dos gramados.
Wilton Sampaio foi punido em primeira instância no tribunal com 90 dias de suspensão mais multa de R$ 1.600 por não ter relatado na súmula as ofensas raciais sofridas pelo goleiro Aranha, do Santos, em confronto com o Grêmio.
A situação é agravada pelo fato de ainda nesta quarta-feira, segundo apurado pela reportagem, o juiz da federação goiana ter sido comunicado da sua saída da escala da partida entre Avaí e Boa Esporte, no próximo sábado.
A Comissão de arbitragem irá realizar um sorteio extraordinário nesta quinta-feira, ao meio-dia, para definir o novo responsável pelo encontro.
"O caso dele é diferente (do Grêmio e dos demais). Ele pode ter a pena reduzida em 30 dias ou até mesmo ser absolvido e eu poderia até mesmo correr esse risco de mantê-lo à frente do jogo (do Avaí), mas chegamos à conclusão de que é melhor, não", afirma o presidente do órgão, Sérgio Corrêa, ao ESPN.com.br.
"Antes do julgamento, ele (Wilton Sampaio) está livre para apitar, então, não tem problema nenhum (com Palmeiras e Vitória)", prossegue.
Essa é uma visão diferente de especialistas no assunto consultados pela reportagem. Não existe dúvida de que escalá-lo para um compromisso um dia antes de um julgamento pode ser prejudicial por toda a carga emocional que uma eventual punição gera.
Wilton Pereira Sampaio será auxiliado nesta quinta-feira por Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO).
Na lanterna do Brasileirão, com 22 pontos, o Palmeiras precisa vencer o Vitória, concorrente direto, para tentar fugir da zona da degola e evitar o terceiro rebaixamento para a Série B neste século.