Aparelhos datam até de 50 anos atrás. Curiosos relembram do passado quando o artigo estava presente na difusão de notícias e entretinimento.
Em comemoração ao dia da radiodifusão brasileira nesta quarta-feira (25), uma nova exposição de rádios antigos está sendo exibida no Centro de Maceió. Cerca de 50 aparelhos de propriedade de diversos colecionadores alagoanos estão em exposição durante o dia todo até às 18h.
“Vi aqui aparelhos que me lembraram a época em que morei no interior de São Paulo há 45 anos. Tudo era pelo rádio, notícia e nossa diversão”, recorda o aposentado José Raimundo, de 74 anos.
De acordo com o colecionador Manoel Feitosa de Lucena, o aparelho mais antigo em exposição é um rádio Philips Valvulado dos anos 50. “Nossa ideia é incentivar os colecionadores para que eles não joguem as peças fora como o Philipis Valvulado. Muito desses aparelhos são históricos, queremos que eles conservem”, disse.
Para o colecionador, o Philips Valvulado é um aparelho que traz muitas recordações. “Lembro dele porque foi o aparelho que ganhei de presente de casamento do meu pai, cerca de 46 anos atrás. Hoje em dia as pessoas presenteiam com carros e outros eletrônicos, naquela época a tradição era outra”, recorda.
Nenhum dos artigos em exposição está à venda, apesar da insistência de alguns curiosos que passam pela estrutura montada no Centro e perguntam pelo preço de cada aparelho. “Não tem jeito, eu não faço negócio. Às vezes as pessoas confundem isso, mas a gente avisa aqui”, garante Manoel
A data de hoje é a comemoração do nascimento de Roquette Pinto, patrono e precursor da radiodifusão brasileira.