Prazo vai até as 23h59 do dia 30 de outubro. Provas serão aplicadas em 9 e 10 de dezembro nas unidades prisionais.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos candidatos privados de liberdade e jovens que cumprem medidas socioeducativas começam às 10h desta terça-feira (30). O prazo termina às 23h59 do dia 30 de outubro (horário de Brasília). O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).
As provas do Enem para pessoas privadas de liberdade serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro nas unidades prisionais e socioeducativas que fizeram adesão no Inep.
O exame segue o mesmo molde da primeira versão que será aplicada nos dias 8 e 9 de novembro para um número recorde de inscritos: 8.721.946 candidatos.
No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, será a vez das provas de linguagens e códigos, matemática e redação com cinco horas e 30 minutos de duração. O exame começa sempre às 13h.
Com os Enem, os candidatos, dependendo do desempenho, podem solicitar a certificação do ensino médio ou ainda disputar uma vaga no ensino superior por programas como o Prouni (que oferece bolsa de estudos na rede privada) ou Sisu (que seleciona para as universidades públicas).