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Onda Verde começa a funcionar em definitivo nesta quarta-feira

Onda Verde começa a funcionar em definitivo nesta quarta-feira

Assessoria

Onda Verde começa a funcionar em definitivo nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (01), a Onda Verde chega de vez nas principais vias de acesso e saída de Maceió. Com a sincronização dos semáforos, os veículos que transitarem pelas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Tomás Espíndola e Melo Moraes passam a ter mais velocidade no trajeto.

“Os condutores que utilizarem uma velocidade constante de 50 km/h podem passar por todos os semáforos abertos tranquilamente, a não ser que haja algum imprevisto, como acidentes na via”, explica o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Os testes para a implantação da Onda Verde tiveram início no mês passado. Desde então, segundo a SMTT, mesmo nos horários de pico já era notada uma significativa melhora na velocidade. Os ajustes foram realizados entre o período de 5h30 e 11h e de 17h às 20h, quando há um aumento gradativo na quantidade de veículos nas duas avenidas, sentido Centro e sentido Tabuleiro.

A Onda Verde funciona da seguinte forma: quando um semáforo está aberto para o fluxo de veículos em determinado ponto, os outros que seguem adiante também ficam abertos, ou seja, na cor verde, para a passagem dos veículos. Desta forma, há uma sucessão continuada do fluxo, fazendo o trânsito de veículos ser mais rápido.

Sincronismo será estendido para outras regiões

A SMTT também já estuda colocar o sincronismo em outros pontos da cidade, como na Avenida Gustavo Paiva. “É uma via onde existe um dos grandes gargalos do trânsito em Maceió. Vamos viabilizar os estudos para que a Onda Verde também funcione na Gustavo Paiva”, garantiu o superintendente da SMTT.

As melhorias que visam oferecer ainda mais segurança nas vias de maior fluxo de veículos e de pedestres também incluem a implantação de semáforos tipo led para travessia de pedestres. A tecnologia já foi implantada em todo o itinerário das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes lima.

“Esse modelo de semáforo possibilita economia de energia, reduz impactos provocados pelo descarte de lâmpadas incandescentes no meio ambiente e permite uma melhor visualização diurna e noturna”, explica Tácio Melo.

Além da implantação de novas tecnologias, o superintendente destaca ainda a proibição de veículos pesados em horários de pico e a faixa exclusiva para ônibus nas duas avenidas mais movimentadas da cidade como medidas importantes de auxílio na fluidez do trânsito.