Categorias: Mundo

Phil Everly, da dupla Everly Brothers, morre aos 74 anos

Everly morreu em decorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica em um hospital de Burbank, confirmou o seu filho. Duo ajudou a redigir o padrão do rock 'n' roll no final dos anos 1950 e na década de 1960.

Suzanne Feliciano / AP

Phil e Don Everly em show de 1997

Phil Everly, que, junto com o seu irmão Don, formou o influente The Everly Brothers — duo que tocou corações e inflamou a imaginação de artista do rock durante décadas, incluindo os Beatles e Bob Dylan — morreu nesta sexta-feira. Ele tinha 74 anos.

Everly morreu em decorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica em um hospital de Burbank, confirmou o seu filho, Jason Everly.
Phil e Don Everly ajudaram a redigir o padrão do rock ‘n’ roll no final dos anos 1950 e na década de 1960, com uma harmonia que capturou a saudade e a angústia de uma nação de adolescentes em busca de uma maneira de se expressar, além das banalidades da música pop da época.

Os Beatles, no início de sua carreira, referiram-se a si mesmos como "os irmãos Everly ingleses". Bob Dylan disse, uma vez, que "nós devemos tudo a esses caras. Eles começaram isso".

Entre os sucessos dos Everly está a emocionante "Wake up little Susie" e a canção "Bye bye love", com letras que refletiam o fatalismo da música country e uma batida rítmica constante. Essas músicas e ideias seriam mistificadas pelos fãs, transformando-as em um novo tipo de som que alcançaria todo o mundo.

Sua carreira se estendeu por cinco décadas, mas eles atuaram separados a partir de 1973, após uma briga. Mas a volta, "selada com um abraço", de acordo com Phil Everly, aconteceu logo em 1983. No auge, entre 1957 e 1962, tiveram 19 músicas na lista das 40 mais ouvidas.

Eles entraram para o Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll em 1986, um ano depois de lançarem o disco pop-country "Born yesterday".