Categorias: Brasil

Turistas pegam peixes com as mãos em praias de Cabo Frio, RJTuristas pegam peixes com as mãos em praias de Cabo Frio, RJ

Turistas pegam peixes com as mãos em praias de Cabo Frio, RJ

Andreia Constâncio/ G1

Muitos optaram por usar chapéus e sacos plásticos para pegar Tainhas na beira da praia

Os centenas de turistas que continuam em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, desde o réveillon, estão aproveitando os dias de intenso calor, com mar calmo e limpo, e com águas nem tão geladas como de costume. Em alguns dias, a temperatura da água chega a estar morna, como em muitas praias do nordeste. Quem foi à Praia do Forte na manhã desde domingo (12) pode até ‘pescar’ com as mãos, bem próximo à areia da praia.

"Sou de Duque de Caxias (região metropolitana do Rio de Janeiro) e todos os anos nossa família passa as férias aqui em Cabo Frio. Há muito tempo não vejo esse mar tão claro. Parece que estamos no Caribe!", comentou a turista Glória Machado, que junto com o filho e a sobrinha, mostrou à reportagem do G1 os peixes que pegou com as mãos, bem na beirada da praia, entre o mar e a areia. " Isso não é fantástico! Uma prova que o mar está limpo, e que esta natureza é perfeita", completou.

O turista de Petrópolis, Região Serrana do Rio, Marco Aurélio Fialho, 29 anos, comentou que desde a infância sempre passou as férias em Cabo Frio, mas que este ano o mar está com temperatura mais agradável e com cor inigualável.

" Venho todos os anos a Cabo Frio, porque minha família tem apartamento na cidade. Adoro as praias daqui, mas este ano a cor deste mar e a temperatura da água estão surpreendendo muita gente", comentou.

Com o mar limpo e claro, algumas pessoas usaram chapéus e sacos plásticos na manha deste domingo para pegar Tainhas na beira da praia. " Pescar assim, sem rede e sem anzol, não é pra qualquer um", disse o marceneiro Ferreira, de Duque de Caxias.

O mar também está limpo e claro nas praias do Peró, Conchas e do Japonês, em Cabo Frio, além de toda a orla de Arraial do Cabo, onde os donos de barcos não estão dando conta do número de pessoas interessadas nos passeios. " A gente teve que reservar o passeio de hoje, na tarde de sábado (11). Disseram que se não fose assim, não conseguiríamos conhecer as praias da região pelo mar", disse a turista paulista, de São Bernardo do Campo, Márcia Maria Ambrósio, 26 anos.

Comérciantes e ambulantes comemoram

Com as diversas praias da cidade completamente lotadas desde o final de 2013, comerciantes e turistas comemoram o aumento do faturamento. Em muitos bares e restaurantes da cidade as vendas já chegam a ser 50% maiores que no verão de 2013.

" Estou com a casa lotada todos os dias e tive que contratar mais 12 funcionários para atender à demanda. Pelo que parece, teremos grande número de turistas duramte todo este verão", comentou Marcos Penedo, 32 anos, gerente de um dos restaurantes da orla da Praia do Forte.

A ambulante Lúcia Helena, 42 anos, que há cinco anos trabalha nas areias da praia, afirma que vende, em média, 120 potes de açaí diariamente na praia. " Estou vendendo mais que o dobro que na baixa temporada", comentou.

Para quem ainda pretende passar as férias em Cabo Frio as notícias são boas: a prefeitura continua organizando uma série de eventos para animar os turistas e moradores. No final de janeiro acontece o Cabo Folia, com shows Chiclete com Banana, Claudia Leite, entre outros. Além disse, o aeroporto da cidade está realizando voos diretos de Belo Horizonte e São Paulo. O tempo, segundo os meteorologistas, continuará com forte calor até o final de janeiro.