Categorias: Polícia

Eduardo Tavares pedirá apreciação de projetos de militares

Segundo informações do presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (Assmal), subtenente Teobaldo de Almeida, o secretário Eduardo Tavares se comprometeu em comparecer a ALE na próxima terça-feira para pedir aos deputados a apreciação dos projetos da categoria.

Alagoas24Horas/Arquivo

Eduardo Tavares – secretário de Defesa Social

A votação dos três projetos que beneficiam os militares, prevista para ocorrer até a próxima terça-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), foi a tônica de uma reunião, realizada nesta quarta-feira, 15, entre as lideranças militares, o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), o novo secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares e o novo comandante da Polícia Militar, coronel Marcus Aurélio Pinheiro.

Segundo informações do presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (Assmal), subtenente Teobaldo de Almeida, o secretário Eduardo Tavares se comprometeu em comparecer à sessão da próxima terça-feira, na ALE, para pedir aos deputados a apreciação dos projetos da categoria. "A SDS manteve o apoio à categoria e o secretário disse que irá pedir para que o projeto de realinhamento do subsídio seja encaminhado à assembleia na segunda-feira. Já na terça-feira, ele irá junto com os militares a ALE para solicitar que o realinhamento seja votado", disse o militar.

A categoria acredita que o orçamento do Estado para o ano de 2014 seja votado ainda nesta quinta-feira, 16. Já os projetos dos militares (Lei de Promoções, Serviço Remunerado Voluntário e Realinhamento da tabela de subsídio) devem ser apreciados juntos em uma sessão a ser realizada na terça-feira, 21. "Tentamos trabalhar um lobby dentro da ALE, pois estávamos apenas com a palavra dos deputados estaduais. Não tínhamos o compromisso do Governo de Alagoas, visto que, o projeto do realinhamento não havia chegado à Casa de Tavares Bastos. Através da mobilização junto com o deputado JHC pedimos que os projetos fossem votados juntos", explicou Almeida.

Combate à violência

Subtenente Teobaldo ressaltou ainda que outro ponto debatido na reunião foi o combate à violência que assola o Estado de Alagoas. "Também falamos sobre os altos índices de criminalidade em Alagoas e o secretário se mostrou aberto ao diálogo com a classe militar e os demais servidores da segurança pública para discutir sobre o assunto".

O secretário também teria confirmado as mudanças do comando da PM, PC e CBMAL. O coronel Marcus Aurélio Pinheiro assume o comando da PM no lugar de Dimas Cavalcante. O comando de Policiamento da Capital fica sob responsabilidade do coronel Lima Júnior.

A Polícia Civil antes comandada pelo delegado Paulo Cerqueira, ficará com o delegado Carlos Reis. A delegada Kátia Emanuelle permanece como delegada-geral adjunta. Já o Corpo de Bombeiros, será comandado pelo coronel Ericsson Barros.

CONSEG

Sobre as possíveis mudanças no formato do Conseg solicitada pela categoria, o presidente do conselho, Maurício Brêda, disse que – por enquanto – a estrutura será mantida, mas os militares podem solicitar por meio de documentos uma audiência para conversar sobre o tema. A categoria pede que o Conselho de Segurança tenha participação da tropa.

Associações Militares comentam sobre novo Comando

O nome do coronel Marcus Aurélio Pinheiro para substituir o então comandante da PM, coronel Dimas Cavalcante, foi visto com bons olhos pelas lideranças militares.

De acordo com o ST Teobaldo de Almeida, coronel Pinheiro, tem o perfil humanista e já desempenha um bom trabalho na corporação. "Ele foi bem aceito. Ele se mostra dedicado a classe militar e desenvolve um trabalho humanista", disse.

As lideranças militares solicitaram ao novo comandante que o coronel Mário da Hora permanecesse como subcomandante da PM por também ser aberto ao diálogo com a tropa.

O Governo do Estado ainda não se pronunciou sobre as novas mudanças na Cúpula da Segurança Pública.