Categorias: Maceió

Campanha sobre faixa seletiva será intensificada até o final de fevereiro

A estimativa da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) é de que a exclusividade começe a vigora em 8 de março.

Marco Antônio/Secom Maceió

Marco Antônio/Secom Maceió

Uma campanha educativa vem sendo realizada em um dos principais corredores de transporte de Maceió, a Fernandes Lima, para orientar os motoristas e condutores de veículos sobre a utilização da faixa seletiva de ônibus. A estimativa da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) é de que a exclusividade comece a vigorar em 8 de março.

Pelo menos 50% do trajeto já foi implementado, faltando apenas o trecho que compreende a Avenida Durval de Goes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins. De acordo com Pierre de Almeida, da Diretoria de Educação no Trânsito da SMTT, a campanha se prolongará durante todo o mês de fevereiro, até começar a efetivação.

Para Pierre, os condutores e motoristas de veículos já estão se conscientizando e evitando trafegar na faixa destinada ao transporte coletivo de Maceió. Segundo ele, a implantação da faixa exclusiva se deu após um prolongado estudo técnico.

“A intenção é diminuir o tempo do ônibus e possibilitar que o trabalhador não enfrente longo trânsito para chegar ao trabalho e consequentemente vai ajudar a diminuir o tempo do condutor e do motorista no trânsito da capital”, justificou.

Ainda de acordo com Pierre, os veículos de ‘passeio’ não estão impedidos de transitar na faixa. “Mas, não quer dizer que vão poder permanecer. Qualquer veículo pode pegar a faixa para contornar a quadra e entrar em uma rua, porém, não pode se prolongar por mais de duas quadras”, explicou.