Categorias: Maceió

‘Rolezinhos’ mobilizam estabelecimentos, entidades e geram debates

O grupo criado nas redes sociais já vem sendo monitorado pelo estabelecimento. O departamento jurídico do shopping estuda medidas de segurança.

Reprodução/Facebook

‘Rolezinhos’ mobilizam estabelecimentos, entidades e geram debates

Depois do episódio envolvendo a expulsão de jovens de classe média/baixa em um shopping em Mangabeiras, um grupo está programando um evento inspirado na onda nacional, intitulada ‘rolezinho’. Não demorou muito e a página foi retirada do ar. Outro evento, só que, na Praia de Pajuçara, foi programado para o dia 2 de fevereiro.

O assunto divide opiniões e vem despertando a atenção das autoridades de segurança pública em torno do tema. Inclusive uma reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT) foi solicitada por associações de lojistas para debater o assunto. O ofício foi encaminhado no dia de ontem (20) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Em Nitéroi, no Rio de Janeiro, a justiça negou o pedido de liminar impetrado por lojistas e proprietário de um shopping, que tentavam impedir os ‘rolezinhos’. Para o magistrado da 9ª Vara Cível, o direito de ir e vir e de livre manifestação são garantias estabelecidas por lei e que os eventos não apresentam uma ameaça real.

Em Maceió, o assunto é motivo de sátiras, inclusive, nas redes sociais. O Maceió Ordinário ironiza sobre os ‘rolezinhos’ em shoppings de bairro, a exemplo do localizado no bairro do Barro Duro: ‘Dar rolé no Shopping Miramar ninguém quer, né? (sic)’

Porém, o primeiro evento criado convidava para um ‘rolezinho’ no Shopping Pátio, na parte alta da cidade. Ele seria realizado no dia 31 de janeiro, e tinha 638 seguidores confirmados e 370 que ‘talvez’ iriam. A página do evento foi retirada do ar.

Essa não é a primeira vez que jovens, que se intitulam da periferia, realizam o evento. Da última vez, o assunto foi parar na imprensa e aproximadamente 15 jovens foram retirados do local pela Força Nacional, com assistência do helicóptero da Polícia Militar.

A reunião dos seguidores está programada para o próximo dia 2 de fevereiro na Praia de Pajuçara. Até então estão confirmados 112 pessoas e 84 ‘talvez’ compareçam. Na página, o criador da página pergunta: ‘QUEM VAI PRO ROLEZINHO NA PRAIA DE PAJUÇARA ? (sic)’.