Categorias: Polícia

Explosivos: Polícia Civil irá convocar donos de pedreiras

O delegado, no entanto, não estabeleceu prazo para dar início a essas convocações.

Sionelly Leite/Alagoas24horas

Carlos Alberto Reis

A utilização de explosivos em ações criminosas, cujos alvos são agências bancárias, será investigada pela Polícia Civil de Alagoas. Segundo Carlos Alberto Reis, delegado-geral de Polícia Civil, uma norma regulamentada (NR 19) dispõe sobre o depósito, manuseio e armazenagem de explosivos. No entanto, estas normas estariam sendo descumpridas no Estado.

O tema já havia sido abordado pelo delegado Robervaldo Davino, quando estava à frente da Direção de Polícia Judiciária Área I. Para Davino, a intensificação na fiscalização em pedreiras e obras de construtoras no interior do Estado é fundamental para impedir que os explosivos sejam roubados e utilizados pelas quadrilhas nos assaltos às agências bancárias no interior do Estado.

Segundo a legislação brasileira, a fiscalização sobre a utilização de explosivos cabe ao Exército brasileiro. As pedreiras e as construtoras precisam de plano de armazenamento e de fiscalização dos explosivos o que não estaria ocorrendo a contento. “Alguns proprietários de pedreiras preferem pagar a multa imposta pela legislação a seguir todas as exigências, como funcionário fiscalizando estes explosivos em tempo integral”, explicou Carlos Reis.

Diante da fragilidade, o diretor da Polícia Civil de Alagoas disse que irá convocar os empresários para reforçar a exigência do cumprimento da legislação. A PC ainda pretende fazer um levantamento da quantidade de explosivos, pólvora e espoletas disponíveis.

O delegado, no entanto, não estabeleceu prazo para dar início a essas convocações.