Categorias: Maceió

Servidores da ALE ameaçam impedir sessão no próximo dia 28

Sindicato cobra pagamento do 13º salário, que estava previsto para o dia 20 de janeiro

Izabelle Targino/Alagoas24Horas/Arquivo

Servidores da ALE

Os servidores da Assembleia Legislativa Estadual estão cobrando o pagamento dos 50% referente ao 13º salário do ano passado, que estava previsto para o dia 20 deste mês de janeiro, conforme acordo firmado com a Mesa Diretora. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Alagoas (Stplal), Luciano Vieira, a categoria espera ansiosa que o benefício seja depositado até segunda-feira (27). Caso contrário, os servidores irão impedir a realização da sessão extraordinária no dia 28, que deverá votar projetos de interesse do Governo do Estado.

De acordo com o presidente Luciano Vieira, o deputado Fernando Toledo garantiu ir ao Palácio do Governo para tentar receber o duodécimo ainda esta semana. “O repasse entraria dia 20, mas o governador ainda não sancionou o orçamento, apesar da aprovação da ALE. Assim que o Legislativo receber o duodécimo, é possível que em 24 horas o dinheiro esteja na conta dos servidores”, explicou Luciano.

Em relação ao pagamento da data-base do mês de janeiro (5%), o prazo se encerra no dia 31. Luciano afirma que o acordo feito em julho do ano passado beneficia todos os servidores, inclusive os aposentados e pensionistas da Casa. “Todos os servidores serão beneficiados, então não há motivo para preocupação”, completa.

O calendário firmado entre entidades sindicais e Mesa Diretora garante o pagamento de 30% das datas-base de 2010 até 2014, e a promoção por tempo de serviço e por escolaridade. Após o cumprimento de toda a negociação, os servidores retornam às suas atividades com o Legislativo em pleno funcionamento.

No dia 9 de janeiro, os servidores receberam parte dos benefícios previstos. Foram depositados o salário de dezembro de 2013 e 1/3 de férias. No entanto, o 13º salário continua pendente. Fernando Toledo havia anunciado que o benefício seria pago em duas parcelas, a primeira no dia 20 deste mês de janeiro e a segunda no dia 20 de fevereiro.

Convocação

Representantes do Stplal convoca os servidores para estarem presentes em frente à Casa de Tavares Bastos, na próxima terça-feira (28), para acompanhar o cumprimento do acordo.