Categorias: Mundo

Vídeo mostra resgate de criança soterrada após ataque aéreo

Bombardeio aconteceu sobre a cidade de Aleppo. Criança parecia atordoada após ser retirada dos escombros.

G1

G1

Um vídeo postado na internet mostra o momento em que uma criança é resgatada dos escombros de uma casa, destruída após um ataque aéreo em Aleppo, na Síria. As imagens foram postadas no YouTube no último dia 22, mas a data do resgate não foi divulgada. De acordo com o jornal inglês “The Independent”, o vídeo teria sido feito por ativistas sírios contrários ao governo de Bashar Al-Assad.

Na gravação, um grupo desesperado de homens tenta retirar uma grande quantidade de terra após ouvirem um choro enquanto buscavam sobreviventes do ataque.

Após um trabalho cuidadoso de remoção da terra, eles retiraram a criança, que parecia atordoada. No vídeo, é possível ver o bebê coçando os olhos, tentando limpá-los da sujeira.

Neste sábado (25), as delegações do regime sírio e da oposição retomaram o encontro no qual devem tratar das negociações para o fim do conflito de três anos na Síria.

Os representantes iniciaram a reunião, mediada pelo enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi, confirmou a porta-voz da ONU, Corinne Momal-Vanian. Esta deve ser a primeira vez que as duas delegações se dirigirão uma à outra, sempre mediadas por Brahimi.
Tentativa de paz
Nesta manhã, os representantes dos dois lados do conflito participaram de um encontro de 30 minutos com o enviado da ONU, no qual ele por 30 minutos e nenhum dos delegados disse nada, segundo Anas al-Abdah, delegado da oposição, na saída da reunião.

Al-Abdah disse que Brahimi afirmou que os dois primeiros dias das conversas irão se focar nas negociações para levantar os cercos aos civis, incluindo em Homs, no estabelecimento de cessar-fogo locais e no acesso humanitário, mas o centro das negociações deve ser resolver o conflito.

“Ele disse que isso é uma conferência política, baseada em Genebra 1”, disse Al-Abdah, se referindo ao encontro de junho de 2012 que chamou pelo estabelecimento de um governo de transição na Síria.

A equipe de negociadores do regime é dirigida por Bashar al Jaafari, embaixador da Síria na ONU, e não o ministro sírio das Relações Exteriores Walid Mualem, segundo uma fonte próximas às negociações. Os negociadores da oposição, por sua parte, são liderados por Hadi al Bahra.