Os populares acharam o corpo de um gato-maracajá, conhecido também como gato-do-mato, de aproximadamente 80 centímetros.
“Moradores da cidade de Santana do Ipanema fizeram um registro inusitado na manhã deste domingo (2), às margens da BR 316. Os populares acharam o corpo de um gato-maracajá, conhecido também como gato-do-mato, de aproximadamente 80 centímetros.
Já sem vida, ao que tudo indica o animal silvestre foi morto devido a um atropelamento e no momento do flagrante ele estava em frente a fazendo do ex-prefeito Paulo Ferreira.
Em conversa Renaldo Soares, morador da região, a presença desse tipo de felino tem sido comum nas proximidades daquelas propriedades. “Nós temos muitas matas de caatinga preservada, além de animais nativos, tem sido comum a presença de gatos do mato por aqui”, disse o morador sertanejo.
Anda conforme Renaldo, um conhecedor da fauna e da flora local, o gato-maracajá aparentava ter cerca de dez anos de idade.
Sobre o animal
O gato-maracajá (Leopardus wiedii) é um felino nativo de América Central e América do Sul. Tem, como característica, uma cauda mais longa do que seus membros posteriores. Os seus pelos são amarelo-escuros nas partes superiores do corpo e na parte externa dos membros. Tem manchas sob a forma de rosetas com uma região central amarela por todo o corpo, da cabeça à cauda.