O Botafogo-PB é um dos clubes na mira da Liga do Nordeste.
No próximo dia 17, os representantes da Liga do Nordeste se reunirão no Recife para discutir o campeonato e devem tratar de um assunto polêmico que o seu presidente, Alexi Portela, pretende colocar na mesa. O cartola não anda satisfeito com o número de liminares obtidas na Justiça Comum e irá sugerir uma punição aos clubes que reco"Estamos marcando uma reunião no dia 17 para avaliar a primeira fase e também conversar sobre essas situações das liminares. A Justiça Comum é um atraso para o nosso futebol. Não posso concordar com essa postura. Até por isso, vou fazer o que puder para barrá-la. Nas próximas edições, quem recorrer a esse expediente não ganha a cota. Pode até entrar na Justiça, mas vamos demorar para pagar. Sou a favor da pena pecuniária", afirma Portela ao ESPN.com.br.
Somente nesta temporada, foram duas confusões protagonizadas com a ida de torcedores aos tribunais para reverter decisões do torneio.
O primeiro a ser beneficiado pela medida foi o Botafogo-PB, que teve o estádio Almeidão, em João Pessoa, interditado pela CBF e o seu confronto com o Náutico levado para Goianinha. O vereador e advogado Renato Martins conseguiu, então, um mandado com a volta do jogo para a capital paraibana. Nos bastidores, chegou-se a cogitar o cancelamento da Copa do Nordeste por conta do imbróglio e da indefinição. A equipe pernambucana teve que fazer quatro partidas em uma semana.
Mais recentemente, um sócio do Santa Cruz, que trabalhou na atual diretoria anteriormente, deu entrada em uma ação pedindo a alteração do local do encontro entre a equipe e o Bahia de Caruaru para Recife. A Justiça negou. O clube tricolor cumpria punição longe de casa por briga em 2013.
O presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, lamenta a situação.
"Não contribui em nada para o futebol brasileiro. Conseguimos resgatar a competição, temos a chancela da CBF e damos um tiro no nosso próprio pé? Não pode", encerra.
rrerem à manobra para atrapalharem o andamento da competição: eles deixarão de receber suas cotas.