Categorias: Brasil

Número de área verde em Rio Preto é bem inferior a ideal, diz especialista

Número de área verde em Rio Preto é bem inferior a ideal, diz especialista

Reprodução / TV Tem

Pelo satélite, é possível ver como área era antes de obras

Num clima quente como o da região noroeste paulista, as árvores se tornam ainda mais importantes. Elas refrescam o clima e ajudam a melhorar a umidade relativa do ar. A diferença de temperatura de um lugar arborizado para outro sem árvores, é muito grande. Especialistas afirmam que a área verde em São José do Rio Preto (SP) é bem inferior a ideal.

Segundo levantamento da Prefeitura, existem 270 mil árvores na cidade. Esse número equivale a 8 metros quadrados de área verde por habitante. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal seria 12 metros quadrados por habitante, ou seja, a cidade tem quatro metros quadrados a menos que o ideal por rio-pretense. Especialistas garantem que mesmo o índice da OMS está bem abaixo do que seria o ideal.

As árvores ajudam a diminuir a temperatura, servem como filtro de poluição, sujeira e barulho. Também melhoram a qualidade do ar e trazem beleza a qualquer ambiente. Num lugar bem arborizado, cheio de árvores, fica mais fácil respirar e a temperatura é menor.

A realidade é bem diferente quando estamos em uma avenida, que possui pouca área verde. Ela pode registrar até 5 graus a mais que um lugar perto de árvores.

Diante da necessidade de se investir em arborização, o corte de árvores deixa moradores indignados. O último foi na Avenida Juscelino Kubitscheck, quando centenas de árvores foram derrubadas pela Prefeitura para execução de obras anti-enchentes. O município diz que vai replantar mudas, mas que vão demorar anos e anos para crescer novamente.

(Foto: )
Pelo satélite, é possível ver como área desmatada era antes de obras (Foto: Reprodução / TV Tem)